CE: Seminário Estadual debate comercialização justa e solidária

Discutir estratégias de desenvolvimento da Economia Solidária. Esse é um dos objetivos do Seminário Estadual de Comercialização Solidária, que acontecerá na próxima sexta-feira (30), no auditório do Instituto Teológico Pastoral do Ceará (Itep), mais conhecido como Seminário da Prainha, em Fortaleza, Ceará, região Nordeste do Brasil.

De acordo com Eliana Nobre, do Instituto Marista de Solidariedade (IMS) e da Rede Cearense de Socioeconomia Solidária (RCSES), a ideia é reunir pessoas e entidades de várias partes do Ceará que têm a preocupação de trabalhar com o comércio justo e solidário para discutir estratégias de desenvolvimento no estado. "A discussão se dá a partir das experiências já existentes para fortalecer e ampliar as energias", comenta.

Eliana ressalta que a intenção principal do seminário é debater sobre a importância da construção de uma nova maneira de consumir. "O objetivo é trabalhar no Ceará os conceitos de Economia Solidária para construir novos mercados e um mundo mais justo", afirma, lembrando que outros estados do país já realizaram – ou ainda promoverão – seminários semelhantes.

Com uma maneira diferente de produzir e de comercializar, a Economia Solidária se preocupa em trabalhar de forma justa e solidária, sem explorar os recursos naturais e o homem. Para a integrante do IMS, a Economia Solidária baseia-se no respeito à natureza e no consumo consciente. "A ideia é fomentar a comercialização responsável", resume.

Eliana ainda lembra que a preocupação com esse aspecto não deve ser apenas do produtor, mas também do consumidor. E é por isso que a Economia Solidária leva em consideração a educação para o consumo responsável. "A Economia Solidária não trabalha apenas para vender, mas para constituir parcerias com o consumidor, para dialogar com ele sobre a questão do consumo consciente", afirma.

Questão que, para ela, ainda é um dos principais desafios enfrentados pelas pessoas e entidades que trabalham com Economia Solidária no Brasil. Na opinião dela, o "consumismo selvagem e a falta de educação cidadã" – tanto a aprendida em casa quanto na escola – ainda são aspectos que precisam ser enfrentados. "A educação do brasileiro se dá principalmente pela televisão, que estimula o consumo", acredita.

O Seminário Estadual de Comercialização Solidária do Ceará acontece na próxima sexta-feira, de 8h30 às 17h, no auditório do Seminário da Prainha (Av. Dom Manuel, 3 – Praia de Iracema), e é promovido pela Rede Cearense de Socioeconomia Solidária (RCSES), Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza e pelo Projeto Nacional de Comercialização Solidária.

Fonte: Adital