Fórum Harmônicas 2010 traz talentos nacionais

Seis especialistas em gaita de boca participam da quinta edição do festival de música que será realizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O V Forúm Harmônicas acontece, entre 30 de julho a 1º de agosto, no Dragão do Mar, trazendo para a cidade seis especialistas em gaita de boca. Na programação, mini-curso, oficinas e shows.

A harmônica, ou simplesmente gaita, é um instrumento de raízes milenares, originário da China e alterado ao longo dos séculos XIX e XX no Ocidente. Hoje, a gaita tem uma forte representação no País e revelou grandes harmonicistas.

Em busca de valorizar talentos nacionais e estimular a música, o Forúm Harmônicas do Brasil chega a sua quinta edição, que será realizada nos dias 30 e 31 de julho e no dia 1º de agosto, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O evento reúne apresentações musicais e atividades de arte-educação, em uma proposta pioneira no país, com foco específico na gaita de boca (harmônica) e ênfase especial na música instrumental.

Seis shows de talentosos músicos irão compor a programação, oferecida gratuitamente. Entre as atrações estão o cearense Diogo Farias, o pernambucano Jehovah da Gaita, o curitibano Benevides Chiréia Jr., o mineiro Marcelo Batista e os paulistas André Carlini e Sérgio Duarte.

O Fórum Harmônicas Brasil tem contribuído desde 2005 para a formatação de processos de inserção social e cultural fundamentados na música, observando princípios de circulação e promovendo a interação entre músicos cearenses e de outros estados e países. Na edição de 2008, o Fórum recebeu o norte-americano Rick Estrin e na de 2009 o holandês Wim Djikgraaf.

Programação Paralela

O Fórum Harmônicas 2010 levará à Fundação Raimundo Fagner profissionais da gaita de boca (ou harmônica) para ministrar oficina de música. A entidade atende comunidades da região limítrofe entre Fortaleza e Eusébio. De 26 a 30 de julho, cerca de 60 crianças e pré-adolescentes (de 8 a 12 anos) da Fundação terão curso gratuito de iniciação à harmônica. Os professores responsáveis pela oficina são Di Lennon Ribeiro e Rodrigo Bezerra, músicos e arte-educadores.

Já nos dias 31 de julho e 1º de agosto serão realizados workshops no Dragão do Mar, a partir das 9h, com acesso do público mediante a doação de livros (um volume em bom estado por pessoa), que serão repassados à SECULT/CE. A apresentação dos temas será feita por artistas convidados, em interação com artistas locais.

Programação Completa

Shows (Centro Dragão do Mar)

dia 30/07 (sex)
21h – Marcelo Batista
22h30 – André Carlini

dia 31/07 (sáb)
21h – Diogo Farias
22h30 – Sérgio Duarte

dia 01/08 (dom)
20h – Benevides Chiréia Jr.
21h30 – Jehovah da Gaita

Oficina

dias 26 a 30/07 – Iniciação à harmônica para as crianças da Fundação Raimundo Fagner (Eusébio)

Workshops (Centro Dragão do Mar)

dia 31/07 (sáb)

manhã (ateliê do CDMAC)
9h – Gaita Groove – André Carlini
10h30min – Gaita, Uma voz Sublime – Benê Chiréia Jr.

tarde (auditório do CDMAC)
14h – Gaita Blues – Sérgio Duarte
– Microfones e amplificadores para gaita – Diogo Farias
15h30min – Gaita Cromática – Jehovah da Gaita e Marcelo Batista

Serviço

Fórum Harmônicas Brasil

Data: entre 31 de julho e 1º de agosto
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Informações: (85)3244-6728 e diego@caramelocomunicacao.com.br
entrada franca

Fonte: Assessoria de imprensa da Secult

Sobre a gaita
Nas décadas de 1940 e 1950, a gaita tornou-se popular no Brasil por intermédio de nomes como Edu da Gaita, Ronald Silva, Jehovah Tavares, Rildo Hora, Clayber de Souza e Ulysses Cazallas. Todos trabalham ou trabalharam diversas tendências da música, da clássica à popular, e a articulação entre os artistas já rendeu experiências como a Orquestra Harmônicas de Curitiba e a Troupe da Gaita (PR), grupos de expressão internacional.

No Nordeste, focando nas manifestações de raiz, destacaram-se nomes como Tavares da Gaita (PE), falecido em 2009, que apenas aos 80 anos de idade lançou seu primeiro disco. Como Tavares, há um sem-número de harmonicistas competentes, vários dos quais esquecidos pela produção cultural em cidades pequenas do Interior, mas muito presentes na memória afetiva de seguidas gerações e marcadamente importantes para a preservação das raízes culturais da região.

Atualmente, artistas como Flávio Guimarães, Gabriel Grossi, Victor Kenji Lopes, Pablo Fagundes, Jefferson Gonçalves, Benevides Chiréia Jr., Big Chico, Diogo Farias, José Staneck, Otávio Castro, Guta Menezes, Mariana Borsatto, André Serrano, Rodrigo Eberienos, Tiago Cerveira e Sérgio Duarte, representando do jazz ao chorinho, do blues à música nordestina, do rock aos gêneros do serrado brasileiro, do forró ao funk, fazem a gaita despertar atenção mais acentuada do público nacional.

/