Desarmamento Infantil: Campanha arrecada mais de 30mil brinquedos

A solenidade de encerramento da iniciativa terá a presença da Prefeita Luizianne Lins.

Desarmamento infantil

A IV Campanha de Desarmamento Infantil desenvolvida pela Prefeitura de Fortaleza, através da Guarda Municipal e Defesa Civil (GMF), será encerrada nesta terça-feira (27), no Paço Municipal (Rua São José, 01 – Centro). A solenidade acontecerá às 11 horas, com a presença da Prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins; do diretor geral da GMF, Arimá Rocha; além de autoridades municipais, estaduais, professores e alunos das escolas municipais.

A iniciativa já arrecadou mais de 30.000 armas de brinquedo desde sua primeira edição, em 2005, superando todas as suas expectativas. Com isso, seu principal objetivo foi alcançado, que é despertar nas crianças e adolescentes de quatro a 15 anos o hábito saudável da leitura e promover uma reflexão sobre o desarmamento e a violência, através da troca de armas de brinquedo por revistas infantis Recreio, da Editora Abril, parceira da campanha. Prova disso é que, nessa edição, foram arrecadadas cerca de 3.000 armas.

Em relação às edições anteriores, esse número é mais baixo. Em 2008, a III edição coletou 17.095 armas de brinquedo, superando as campanhas de 2005 e 2006, que arrecadaram 4.017 e 6.178 armas de brinquedo, respectivamente. Isso comprova que a reflexão sobre o desarmamento gerou bons frutos. Para Arimá Rocha, as poucas armas mostram que o trabalho está sendo bem desenvolvido. “Esse é o fluxo das ações da campanha que, desde a 1ª edição, prioriza inserir o hábito da leitura na vida dessas crianças”, ressalta Arimá.

A difusão da campanha foi realizada em todas as escolas municipais das seis secretarias executivas regionais (SERs). Ao todo, foram 201 postos de coleta colocados à disposição. A escola que mais recolheu armas foi a EMEIF Santa Isabel, localizada no bairro Bom Jardim (SER V), totalizando 154 armas de brinquedo. Ela será premiada durante o encerramento com um computador para a biblioteca. E a Banca de Revista "O Eduardo" arrecadou o maior número de armas e ganhará como prêmio um aparelho de DVD.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza