Mulheres são homenageadas em Cruz das Almas

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, 25 de julho, a Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, através da Secretaria Municipal de Políticas Especiais, promoveu homenagens às mulheres da cidade com evento comemorativo no domingo (25/7). Em torno de 70 pessoas participaram da atividade, que contou com palestra e entrega de comendas.

Oito mulheres, representando segmentos distintos da sociedade, foram agraciadas com a comenda: uma médica, uma policial civil, uma professora da Rede Municipal de Ensino, uma operária da Indústria do Fumo, uma sindicalista, uma representante das religiões de matriz africana, uma do catolicismo e uma evangélica. “É preciso compreender a importância de cada mulher dentro do seu espaço cotidiano”, destacou a professora Ilza Francisca, uma das organizadoras do evento.

Ilza também apresentou palestra sobre Mulheres Negras no Poder, traçando um panorama sobre a situação da mulher negra ao longo da história, até os dias atuais. “É importante entender que existe um outro ciclo de poder e que, mesmo sendo empoderadas em outras áreas, ainda persiste a ausência da mulher negra no pode formal”, pontuou.

A programação ainda trouxe a policial civil Arelene Lelis Angeli, com palestra sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher, Lei Maria da Penha e a vitalidade de se denunciar o agressor para que se possa fazer cumprir a Lei de proteção aos direitos da mulher. “Foi um evento representativo e bastante produtivo. O resultado nos deixou satisfeitas, porque muitas mulheres se interessaram e se colocaram à disposição como colaboradoras para os próximos eventos”, comemorou Ilza Francisca.

De Salvador,
Camila Jasmin