Ministro do Trabalho e Emprego participa de audiência na ADUFC

O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, esteve na tarde da última sexta-feira (23/07), na sede do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC – Sindicato), onde foi recebido pela diretoria e por professores para tratar da concessão do Registro Sindical da entidade.

Carlos Lupi visita ADUFC

Na ocasião, a presidente do Sindicato, professora Neile Torres, fez um breve histórico das lutas travadas pela ADUFC ao longo de seus 30 anos de atividades e informou que, após a realização de um plebiscito em abril deste ano e de assembléias gerais ocorridas nos últimos dias nove e 30 de junho, a ADUFC se desligou do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superiores (Andes), passando a constituir-se como Sindicato Estadual. Para sua efetivação falta, apenas, o Registro Sindical a ser concedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

De acordo com Neile Torres, a maioria dos professores que fazem parte da ADUFC enxergaram a necessidade de uma instância própria que os representassem. “Todas as instituições federais compartilham de algumas peculiaridades que não estavam sendo muito bem vistas no âmbito de um Sindicato que engloba instituições federais, estaduais, municipais e privadas. Hoje as federais representam aproximadamente 50% das entidades filiadas a Andes”, ressaltou a presidente. Segundo ela, outras universidades federais pelo Brasil, como as dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Goiás, também estão no movimento de criação de sindicatos locais.

Além disso, Neile Torres enfatizou a expansão das universidades federais do Ceará, destacando o aumento de vagas, a reconstituição de estrutura física e a recente lei de criação da Universidade da Integração Internacional Luso-Afro-Brasileira (Unilab), sancionada pelo presidente Lula no último dia 20.

Por sua vez a professora Mirtes Amorim, ex-presidente da ADUFC, ressaltou que os professores das universidades federais precisam de um sindicato específico, uma vez que possuem questões específicas, diferenciadas das questões que envolvem as universidades estaduais e municipais. Para ela, somente assim, os docentes poderão defender os interesses das entidades de ensino público de âmbito federal.

Após agradecer o convite do Sindicato para participar da audiência, Carlos Lupi ressaltou que o Ceará é o estado que mais aumentou proporcionalmente seu Produto Interno Bruto (PIB) no País e parabenizou o Estado pela performance. Segundo o ministro, nos seis primeiros meses deste ano, foram criados 30 mil empregos no Ceará, o que representa um número cinco vezes maior do que o mesmo período do ano passado, em que foram registrados 6 mil novos postos de trabalho.

Carlos Lupi garantiu que os membros da ADUFC terão todo o apoio necessário no Ministério do Trabalho e Emprego e orientação dos técnicos para que o registro seja concedido. Conforme o ministro, é importante que esse processo seja construído de forma legítima e amparado pelas leis vigentes no Brasil, uma vez que considera democrática a organização dos movimentos sindicais. “Cada vez mais o corpo docente da UFC está se organizando e isso é muito importante para a melhoria da qualidade do ensino nas instituições públicas. Escola democrática é a escola pública”, concluiu.

Fonte: ADUFC