Jornalistas: FENAJ e Sindjorce realizam eleições das entidades

Nos dias 27, 28 e 29 de julho, os jornalistas brasileiros estão convocados a fortalecer o movimento sindical nacional da categoria. Única Federação a realizar eleição direta, a FENAJ terá processo eleitoral para renovação de sua direção e da Comissão Nacional de Ética, juntamente com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), que realizará eleições para a renovação da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Delegados junto à FENAJ e Comissão Estadual de Ética.

O processo conta com a participação de duas chapas: a chapa 1 – Sindicato de lutas, conquistas e esperança, apoiada pela atual diretoria do Sindjorce e encabeçada por Claylson Martins (Rádio Verdes Mares), e a chapa 2 – Transformação Coletiva, de oposição e encabeçada por Mozarly Almeida (Diário do Nordeste).

Para a FENAJ, disputam o pleito a chapa 1 – “Virar o jogo: em defesa do Jornalismo e do jornalista, liderada pelo atual vice-presidente da Federação, Celso Schröder (RS), e a chapa 2 – Luta Fenaj, comandada por Pedro Pomar (SP). Cinco candidaturas estão inscritas para as cinco vagas da Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas.

Urnas fixas estarão presentes no jornal O Povo, Diário do Nordeste e na sede do Sindicato, localizado na Rua Joaquim Sá, 545, Dionísio Torres. Urnas volantes também percorrerão os principais locais de trabalho de Fortaleza para coletar votos da categoria. Poderão votar os jornalistas em dia com o sindicato até o mês de junho, como também jornalistas aposentados. As pendências com a tesouraria poderão ser resolvidas no momento da votação.

O envolvimento da categoria no fortalecimento de suas entidades é fundamental neste momento em que tramitam no Congresso Nacional duas Propostas de Emenda Constitucional prevendo o retorno da exigência do diploma de curso superior em Jornalismo como requisito para o exercício da profissão. Considerado um dos pilares da regulamentação profissional dos jornalistas, após vigir por 40 anos no Brasil, este requisito foi derrubado pelo STF que, no ano passado, acatou recurso impetrado por entidades patronais.

Em reunião realizada no dia 14 de julho, a Comissão Eleitoral Nacional definiu que o quorum mínimo para validação da eleição em primeira convocação é de 30% dos jornalistas sindicalizados e em dia com suas obrigações sindicais.

Além do Ceará, os Sindicatos dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Sergipe, Londrina e Goiás realizarão eleição para renovação de suas direções simultaneamente à eleição para a FENAJ.

Eleição da Comissão Estadual de Ética será em separado

A escolha dos novos membros da Comissão Estadual de Ética do Sindjorce será diferente este ano. Além de votar em uma das duas chapas que disputam a nova direção do Sindicato, os jornalistas poderão escolher, independente de chapas, os membros da Comissão de Ética. Cada eleitor terá direito a cinco votos e poderá, inclusive, escolher candidatos das chapas de situação e de oposição ao mesmo tempo.

A mudança, aprovada por unanimidade na plenária do Congresso Estadual dos Jornalistas, realizada no dia 11 de abril 2010, é fruto de uma resolução da FENAJ que abre a possibilidade de desatrelar as Comissões de Ética das diretorias eleitas, e é o embrião para a criação do Conselho Federal dos Jornalistas, uma das bandeiras históricas da categoria.

Da mesma forma que ocorrerá na eleição local, a votação da Comissão Nacional de Ética também será feita separadamente, como de praxi. Cinco candidatos foram registrados, todos membros da Chapa 1 – Virar o jogo em defesa do Jornalismo e do jornalista, encabeçada pelo vice-presidente da FENAJ, Celso Schröder. São eles: Regina Deliberai (MT), Júlio Tarnowski Júnior (PR), Rossini Barreira (PE), Suzana Tatagiba (ES), Gerson Martins (MS).

Fonte: Sindjorce