Sem categoria

PCdoB ressalta abnegação revolucionária do líder chileno Corvalán

O PCdoB, através de seu presidente, Renato Rabelo, e seu secretário de Relações Internacionais, Ricardo Alemão Abreu, divulgou nota nesta sexta-feira, 23 – dirigida ao PC do Chile – lamentando a morte do líder comunista Luís Corvalán dia 21. “Sua trajetória é caracterizada pela coerência e abnegação revolucionária”, registrou. Corvalán faleceu aos 94 anos, em Santiago, vítima, possivelmente, de problemas respiratórios.

Luis Corvalán

“Neste triste momento para os comunistas, as forças democráticas, o povo chileno e para o movimento comunista em todo o mundo, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) soma-se às homenagens ao camarada Corvalán”, colocaram os comunistas brasileiros.

Leia também:

O comunista chileno, nascido na cidade de Tomé, em setembro de 1916, começou sua militância no ano de 1932 e foi eleito membro do Comitê Central desde o ano de 1950. Foi secretário-geral de 1958 até 1989 e senador da República de 1961 até ter seu mandato interrompido pelo golpe em 1973. “Sua trajetória é caracterizada pela coerência e abnegação revolucionária”, diz a nota.

Acompanhe a íntegra a seguir.

Ao Partido Comunista do Chile

É com enorme sentimento de solidariedade e de perda que recebemos a informação do falecimento nesta quarta-feira, 21, do camarada ex-secretário-geral e ex-parlamentar do Partido Comunista do Chile, Luis Corvalán aos 94 anos.

O comunista chileno, nascido na cidade de Tomé, em setembro de 1916, começou sua militância no ano de 1932 e foi eleito membro de vosso Comitê Central desde o ano de 1950. Foi secretário-geral de 1958 até 1989 e senador da República de 1961 até ter seu mandato interrompido pelo golpe em 1973. Sua trajetória é caracterizada pela coerência e abnegação revolucionária.

Neste triste momento para os comunistas, as forças democráticas, o povo chileno e para o movimento comunista em todo o mundo, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) soma-se às homenagens ao camarada Corvalán.

Estamos seguros de que Corvalán estava feliz em seus últimos momentos com o fortalecimento político, organizativo e ideológico que experimenta o Partido Comunista do Chile no último período.

Sua memória, seus escritos e seu exemplar trabalho revolucionário são referências inestimáveis as atuais e futuras gerações de comunistas.

Saudações fraternais,

Renato Rabelo
Presidente Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

Ricardo Alemão Abreu
Secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)