Jovens de Fortaleza mobilizados por Copa solidária e democrática

A Copa do Mundo da África do Sul mal acabou e os olhares já se voltam para o Brasil, país da Copa em 2014. Os jovens do Conjunto Palmeira, em Fortaleza, uma das cidades que sediará os jogos do Mundial, estão atentos às mudanças que a Copa trará para a cidade. Na manhã desta sexta-feira (23), cerca de 1000 jovens se reunirão no ABC do Conjunto Palmeira para propor dez ideias que incluam o bairro na Copa de 2014.

Copa

O evento faz parte do projeto "1000 jovens 10 ideias", uma iniciativa do Fórum Socioeconômico Local do Conjunto Palmeira (Fecol), que tem o objetivo de selecionar dez propostas elaboradas pelos próprios jovens do bairro para melhorar o local. De acordo com Joaquim de Melo, coordenador geral do Banco Palmas, todos os anos, o evento apresenta um tema específico. "O do ano passado foi 1000 jovens 10 ideias para um bairro prazeroso. Este ano é para incluir o bairro na Copa", comenta.

Melo explica que, durante três meses, os jovens enviaram sugestões para inserir o Conjunto Palmeira no Mundial. "Foram mais de 200 propostas", revela. Na sexta-feira, os participantes serão divididos em 100 grupos de dez pessoas, os quais discutirão as propostas. No final, "dez ideias" serão selecionadas e enviadas às autoridades. "Vamos entregar as propostas para o Comitê da Copa e motivar outros bairros a fazer o mesmo", relata.

De acordo com o coordenador, a intenção é que os jovens da comunidade "sejam protagonistas" da Copa no Brasil e que possam desenvolver atividades segundo os princípios da economia solidária. Discussão sobre o gosto pelo futebol à parte, Joaquim de Melo lembra que o Campeonato já está agendado para acontecer no Brasil e, por isso, é importante que as comunidades se planejem para também se beneficiarem com o evento. "Queremos que a Copa não seja uma oportunidade apenas para grandes empresas", comenta.

Reforma de estádios, recuperação de calçadas e avenidas, construção de equipamentos turísticos são apenas algumas obras relacionadas à Copa citadas pelo coordenador do Banco Palmas. Para ele, a ideia é que tais ações não se restrinjam apenas a um lado da cidade, deixando a periferia isolada. "Não queremos ser vistos como o lado perigoso da cidade", reforça.

Na opinião dele, há diversas maneiras de também inserir o Conjunto Palmeira e outros bairros periféricos na Copa, como através da criação de uma pousada comunitária para os turistas do Mundial, da formulação de uma cooperativa de construtores que trabalharão nas obras do Campeonato, na construção de um centro cultural e de um corredor gastronômico, entre outros. "Podemos tanto ser um atrativo turístico como ajudar no processo de construção", sugere.

Juventude

"Um evento feito pela juventude e para a juventude". É assim que Joaquim de Melo define "1000 jovens 10 ideias". De acordo com ele, o evento é uma realização da própria comunidade e tem o objetivo de "mobilizar e de dar poder à juventude". A expectativa é que, nessa edição, 1.300 jovens participem das discussões sobre a inclusão do bairro na Copa.

Para Joaquim, o próximo Mundial precisa ser diferente, ser uma Copa "democrática e da Economia Solidária", com os jovens como protagonistas. "Queremos quebrar o estigma de juventude criminalizada ou alienada", acrescenta.

Veja aqui mais informações sobre "1000 jovens, 10 ideias" www.bancopalmas.org.br

Fonte: Adital