Projeto proporciona inclusão digital a jovens

Os adolescentes dos bairros Siqueira e da Granja Portugal que integram o Protejo Jovem Cidadão, do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), estão sendo capacitados em informática básica. O curso teve início esta semana e vai até agosto. Serão beneficiados mais de 200 jovens em situação de risco.

Os alunos aprendem sobre os conceitos básicos de hardware, pacote office e ferramentas da internet. O curso é ministrado pelo agente de defesa civil Carlos Anderson e pela monitora Ângela Márcia. As aulas acontecem de terça a sexta, nos turnos manhã (8h30 às 10h) e tarde (13h30 às 15h), no novo Centro de Formação da Guarda Municipal e Defesa Civil.

O projeto inscreveu os jovens de faixa etária entre 15 a 24 anos em 2009, e vem realizando ações para desenvolver o lado profissional dos adolescentes. O aluno Francisco Odécio, 25, teve a primeira oportunidade de usar o computador, “Parecia mentira, fiquei até tremendo”, contou sorridente.

Para a assistente social do núcleo Siqueira, Hayeska Costa, houve uma mudança perceptível na auto-estima dos participantes. “A imagem que eles tinham de si próprios era negativa porque alguns são egressos de medidas socioeducativas e tinham envolvimento com drogas. A comunidade também tinha uma referência negativa deles. Depois que entraram no Protejo isso vem mudando visivelmente”,conta.

O Jovem Cidadão atende 210 jovens em situação de risco e vulnerabilidade social no Território da Paz, que compreende os bairros Siqueira, Canidezinho, Granja Portugal, Granja Lisboa e Bom Jardim. Dentro do projeto, eles participam de oficinas com temas como identidades juvenis, meio-ambiente, educação sexual, trabalho, drogas, break, grafite, serigrafia e audiovisual.

Fonte: Agência da Boa Notícia