Paralisações iniciadas: Trabalhadores da Tiprogresso param por 2h

Dando início às paralisações programadas pela categoria gráfica, visando o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho 2010, os trabalhadores da Gráfica Tiprogresso paralisaram as atividades por duas horas na manhã da última segunda-feira (19/07). A mobilização foi iniciada às 6h30 quando os primeiros trabalhadores chegaram ao local de trabalho.

Um a um, os trabalhadores cruzaram os braços em frente à empresa atendendo ao chamado do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica, da Comunicação Gráfica e dos Serviços Gráficos do Estado do Ceará (Sintigrace).

Os proprietários da Tipogresso acionaram a Polícia Militar, que compareceu ao local em uma patrulha da PMTUR. Na ocasião, um soldado identificado como Roberto procurou os dirigentes do Sintigrace, informando-lhes que recebeu uma denúncia de que os dirigentes sindicais estavam intimidando e impedindo a entrada de trabalhadores e clientes da empresa. Ao tomar conhecimento de que se tratava de uma informação infundada, o soldado informou ao CIOPS o ocorrido e retirou-se do local com a patrulha.

Às 9h foi realizada uma reunião com os trabalhadores que optaram pela volta ao trabalho e foi aprovado que qualquer tentativa de retaliação aos trabalhadores ou desconto das horas paradas representaria uma nova paralisação por tempo indeterminado.

A diretoria do Sintigrace informou que, como determinou a categoria em assembleia realizada no dia 26 de junho, as paralisações de duas horas prosseguem até quinta-feira (22/07), data de uma rodada de negociação conclamada pelo sindicato patronal.

Caso as propostas pendentes na mesa de negociação não avancem, as paralisações devem continuar por 24h, aglutinando o movimento paredista até a deflagração de uma greve geral da categoria.

Fonte: Sitigrace