Deputados entram com ação exigindo ressarcimento aos consumidores

O deputado federal Chico Lopes e o deputado estadual Lula Morais (ambos do PCdoB) deram entrada nesta quarta-feira, 21/7, em ação popular na Justiça Federal, no Centro de Fortaleza, cobrando o ressarcimento aos consumidores de todo o Brasil, prejudicados com as cobranças excessivas nas tarifas de energia elétrica, em virtude de erros nos cálculos dos reajustes do setor.

No final de junho, 63 empresas distribuidoras de energia elétrica no País assinaram termo aditivo ao contrato de concessão, reconhecendo e corrigindo os erros.

Agora, os parlamentares cearenses estão reivindicando a devolução dos valores pagos a mais pelos consumidores, devido aos erros na definição dos reajustes. O valor total do prejuízo imposto aos clientes de todo o Brasil é de aproximadamente R$ 8 bilhões, de acordo com o acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU), que analisou a metodologia de cálculos da energia.

“A cada ano, os consumidores tiveram um prejuízo aproximado de R$ 1 bilhão, segundo o TCU. Isso foi reconhecido pelas próprias distribuidoras”, destaca o deputado federal Chico Lopes. “Claro que reconhecer o erro é um passo importante. Mas é preciso corrigir isso. O consumidor não pode pagar a conta. Nem as empresas aumentarem seu lucro, que já é grande, se beneficiando de um cálculo errado em seu próprio favor”, acrescenta o parlamentar.

A ação popular será movida pelos Chico Lopes e Lula Morais contra as 72 empresas concessionárias distribuidoras de energia elétrica de todo o País, além da ANEEL. “Entendemos que a ANEEL falhou no seu papel de fiscalizar esse reajuste da energia. E que a agência, uma vez conhecido o erro, já deveria ter cobrado das empresas o devido ressarcimento dos consumidores quanto aos valores retroativos”, justifica Chico Lopes.

“Exigimos um reembolso dos valores pagos ou uma compensação aos consumidores, nas contas futuras. Estamos pedimos à Justiça Federal que o consumidor tenha o direito de escolher”, ressalta o deputado Chico Lopes.

Fonte: Assessoria de imprensa do Deputado Federal Chico Lopes