Sem categoria

Cid Gomes lidera disputa no Ceará com 47%, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha realizada no Ceará aponta um franco favoritismo do governador Cid Gomes (PSB), candidato à reeleição. Irmão de Ciro Gomes, Cid emerge na pesquisa com 47% das intenções de voto. Os dados encontram-se publicados na edição desta segunda-feira (19) do diário O Povo.

O segundo colocado é o ex-tucano Lúcio Alcântara, hoje no PR. Ele obteve 26%. Bem atrás, na terceira colocação, surge Marcos Cals (PSDB), com 7%. Trata-se de um candidato “fabricado” de última hora pelo senador tucano Tasso Jereissati.

Há outros quatro postulantes ao governo cearense. Francisco Gonzaga (PSTU) beliscou 2%. Soraya Tupinambá (PSOL), 1%. Marcelo Silva (PV) e Maria da Natividade (PCB) obtiveram pontuações negligenciáveis, abaixo de 1%.

Com os 47% que o Datafolha lhe atribui, Cid Gomes tem 11 pontos percentuais a mais do seus rivais. Juntos, os adversários do governador somam 36%. Significa dizer que Cid pode prevalecer no primeiro turno se o cenário atual for mantido até outubro, o mês da eleição.

Considerando-se apenas os votos válidos, como faz a Justiça Eleitoral na hora de apurar as urnas, Cid teria 56% se a eleição fosse hoje. A conta exclui os votos brancos, nulos e os eleitores indecisos.

Os pesquisadores do Datafolha foram às ruas na quarta (14) e quinta (15) da semana passada e ouviram 912 eleitores em todo o estado. A margem de erro da sondagem é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

O PSB de Cid Gomes e o PR de Lúcio Alcântara integram a coligação da presidenciável petista Dilma Rousseff. Ela prestigiará os palanques de ambos. Já o PSDB tenta compensar a debilidade do candidato escorando o palanque de José Serra no prestígio de Tasso Jereissati. Marcos Cals é estreante em eleições. Foi à disputa empurrado por Tasso, que tenta renovar o mandato de senador.

Da Redação, com informações do Blog do Josias de Souza