Theatro José de Alencar com 24h de programação aberta e gratuita

É a primeira viradinha cultural do Ceará, um experimento do TJA 100 anos, entre os dias 17 e 18 de julho 2010

Theatro José de Alencar

O centenário Theatro José de Alencar permanece em atividades comemorativas até dezembro de 2010. Batizado de TJA 24 horas, a programação do dia 17 de julho, sábado, tem início às 8h seguindo até as 20 horas do domingo, dia 18 de julho. A programação tem o dia inteiro de visitas guiadas (8h, 9h, 10h, 11h, 13h, 14h, 15h, 16h), com itinerários especiais guiados pelo bailarino Hugo Bianchi (sábado, 10h), pela escritora Socorro Acioli (sábado, 16h) e pela diretora da casa, Izabel Gurgel (domingo, 16h).

Às 10h, o palco principal recebe números circenses de diversas lonas de Fortaleza. Às 11h, os ex-alunos do Curso de Princípios Básicos de Teatro apresentam cenas de “Senhora”, de José de Alencar, na Biblioteca Carlos Câmara. O espetáculo de conclusão do Curso Princípios Básicos de Teatro/CPBT, Turma manhã 2009/2010, “Um gole divino” é atração na sala de teatro, às 15h e às 18h, e trata do culto ao deus grego Dioniso e das origens do teatro.

A programação segue durante todo o dia, com mais uma ocupação da Praça José de Alencar. É lá que acontece a V Mostra de Quadrilha Infantil Toinho, Joãozinho e Pedrinho do Theatro José de Alencar, sempre a partir das 16 horas. Quadrilhas com crianças e jovens a partir dos sete anos até 14 anos fazem parte dos 12 grupos de Fortaleza e da Região Metropolitana, inclusindo dos mais jovens às mais antigas agremiações, como o Grupo Cai Cai Balão que comemora 30 anos de atuação.

Outro ponto alto da programação é o concerto com a a pianista Alda Leonor, que marca a Hora de Angelus (já tradicional nos dias 17 do Tja com chuva de pétalas e Ave Maria). Com peças de compositores como Chiquinha Gonzaga, Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno e Vila Lobos, a pianista carioca se apresenta no foyer do TJA. É autora do CD “Pérolas”, totalmente dedicado à música erudita brasileira.

No palco do TJA, tem texto de Ariano Suassuna. “O Santo e a Porca” do grupo teatral sergipano Oxente foi um dos grupos nordestinos selecionados pelo Programa BR de Cultura 2009/2010 e se apresenta em seis capitais brasileiras. Será encenado em Fortaleza em duas sessões (às 17h e 19h) no dia 17 de julho, no Theatro José de Alencar.

E a virada estará completa com o lançamento do livro de Ana Karla Dubiela sobre Rubem Braga (às 20h no jardim), DJ Renatinha animando a madrugada e alvorada com a bailarina Sílvia Moura e o Afoxé Odum Odalá, seguida pelo passeio de bicicleta Viva o Centro pela manhã.

Confira aqui a programação completa

Fonte: Assessoria de imprensa da Secult