Conselho Municipal de Política Cultural é tema de debate

A ideia é envolver a cidade na construção de políticas públicas para a Cultura

A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), realiza nesta quinta-feira, dia 15, uma roda de conversa sobre o tema “Conselho Municipal de Política Cultural: Os Desafios da Participação”. O encontro faz parte da programação do projeto Quinta Cultural, no Mercado dos Pinhões, e contará com a presença de representantes de diversos segmentos culturais e artísticos da cidade. A roda de conversa está marcada para as 20h, após o show de lançamento do cd do músico Alex Costa.

De acordo com o coordenador de política e ação cultural da Secultfor, Fábio Giorgio Azevedo, a ideia da roda de conversa surgiu da importância da mobilização em torno da instalação do primeiro Conselho Municipal de Política Cultura de Fortaleza. “Um encontro como esse poderá ser um passo de grande relevância rumo ao envolvimento com as políticas públicas no âmbito da cultura”, afirma. “O momento é oportuno para que as pessoas se apropriem desse processo democrático que deve acontecer em favor da cidade e dos cidadãos”, completa.

A roda de conversa será iniciada por Elmano de Freitas, da Coordenadoria de Participação Popular da Prefeitura de Fortaleza. Ele vai falar sobre os desafios e os limites da participação democrática e logo após os convidados dão continuidade à conversa. Já confirmaram presença Preto Zezé, coordenador da Central Única das Favelas do Ceará (CUFA), Davi Linhares, da Bienal da Dança, a livreira Mileide Flores, o sociólogo Leonardo Sá, do Serviluz Sem Fronteiras, o videomaker Valdo Siqueira, o artista visual Enrico Rocha e o gestor cultural Glauber Uchoa. Em seguida, a roda está aberta à participação de todos os interessados.

O Conselho Municipal de Política Cultural é um órgão colegiado, integrante do Sistema Municipal de Cultura, cuja principal missão é fiscalizar e elaborar políticas públicas para a Cultura de Fortaleza, por meio da articulação e do debate entre os diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada, visando o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais em âmbito local.

O Conselho será instalado tão logo sejam eleitos os representantes da sociedade civil e das classes artísticas. O processo eleitoral já começou e para participar os interessados podem se inscrever até 26 de julho por meio do cadastro cultural, disponível no site da Secultfor (www.fortaleza.ce.gov.br/cultura) ou nas Secretarias Executivas Regionais de Fortaleza. No site, as pessoas podem acessar todas as informações relativas ao Conselho, como a lei que o criou, uma cartilha explicativa e mais detalhes sobre as eleições para a escolha dos representantes da sociedade civil, marcadas para o período de 21 a 31 de agosto.

Serviço

Roda de conversa “Conselho Municipal de Política Cultural: Os Desafios da Participação”, dia 15, às 20h, na Quinta Cultural, Mercado dos Pinhões (Entre as ruas Nogueira Acioli e Gonçalves Ledo). Mais informações: 3105-1130 ou pelo email coord.artepolitica@gmail.com.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secultfor