Música e natureza marcam o VII Festival Música na Ibiapaba

Na última semana das férias de julho, o que os mais de 1.000 jovens que se encontram em Viçosa do Ceará mais querem é estudar. Na cidade da Serra da Ibiapaba, que é uma das mais belas do Estado, com sua natureza privilegiada e patrimônio arquitetônico preservado, os passeios com os amigos dão lugar aos encontros nas salas de aula do Festival Música na Ibiapaba, que de 24 a 31 deste mês chega à7ª edição.

A realização é do Instituto de Arte e Cultura do Ceará  IACC/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, dentro do Programa Dragão do Mar Educativo, sua política de formação voltada para o segmento da música, no caso do Festival, direcionada para o fortalecimento e valorização da música brasileira popular.

No lugar de jogos, praias, cinemas ou shoppings, o que atrai estes jovens de vários cantos do país a Viçosa do Ceará para o Festival são as lições e ensaios de flauta, percussão, trombone, violão, acordeão, teclado, bateria, coral, guitarra, contrabaixo, entre outras oficinas, nos níveis médio e avançado, ministradas por renomados professores do Ceará e de outros estados. As aulas acontecem pela manhã e à tarde. Ao por do sol, a música de bandas e orquestras das noves cidades do Maciço da Ibiapaba convida o público à Praça da Matriz. À noite, é no Polo Turístico da Igreja do Céu, um dos mais encantadores pontos turísticos do interior cearense, que acontecem os shows de grupos de alunos, mestres e grandes nomes da música brasileira popular. Toda a programação é gratuita.

Antes do Festival: Casulinhos

O ponto alto do Festival é na última semana de julho, mas antes disso, de 19 a 22, uma ampla ação de formação é realizada em parceria com os municípios do Maciço da Ibiapaba – Ipu, Guaraciaba do Norte, Carnaubal, Croata, São Benedito, Ibiapina, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará – e colaboradores. São os Casulinhos, oficinas de iniciação musical para crianças e jovens nas nove cidades. Dessa forma, em um futuro próximo, estes estudantes poderão participar das aulas de níveis médio e avançado ministradas durante o Festival.

Antes, durante e depois: Formação em Música

Este ano ações formativas na área da música acontecem no Maciço da Ibiapaba e nas cidades do Vale do Acaraú desde maio. Trata-se do Projeto de Apoio a Festivais da FUNARTE. Este projeto consiste na realização de oficinas em diversas linguagens. No caso da Ibiapaba, o foco está na música. São oficinas, cursos e palestras sobre luthieria, novas tecnologias, DJ, curso de produção, projetos culturais na área da música, entre outros. Estas ações já foram iniciadas e irão em Viçosa do Ceará durante o Festival e outra após o evento na região da Ibiapaba e Acaraú.

Os mestres da 7ª edição

Alguns professores que estarão em Viçosa do Ceará para ministras oficinas no VII Festival Música na Ibiapaba já vivenciaram esta experiência em edições anteriores, de forma positiva tanto para os alunos como para os próprios mestres. Outros vêm pela primeira vez, enriquecendo o Festival com novas bagagens artísticas e pedagógicas. Todos com experiência e grande reconhecimento no meio da música brasileira, seja nos palcos ou em salas de aula.

Alfredo Barros (PE/CE), Almir do Vale (CE), André Protásio (RJ), Angelita Ribeiro (CE), Ary Dias (RJ), Cristiano Pinho (CE),Gilvando Pereira [WINDOWS-1252?]“Azeitona” (PB); Heriberto Porto (CE), Itamar Assiére (RJ), José de Arimatéia (PB), Lucile Horn (CE), Maestro Poty (CE), Marcos Maia (CE), Nélio Costa (CE), Orlângelo Leal (CE), Ranilson Farias (RN), Ricardo Pontes(CE), Rodolf Forte (CE), Rogério Lima (CE), Sandoval Moreno (PB), Suzana Machado (RJ) e Tarcísio Sardinha (CE) são os professores que já participaram e retornam a Viçosa do Ceará para o Festival.

A estes juntam-se:

André Boxexa (RJ) – membro do sexteto Água de Moringa, com cinco discos lançados e com o qual realizou turnês pelo Brasil, América do Sul, Portugal e França. Em 1995 passou a integrar a banda do maestro Wagner Tiso, tocando e gravando com orquestras de todo o país, além de acompanhar os maiores artistas da MPB. Entre 1994 e 2001 foi o baterista de Bibi Ferreira e desde 2003 faz parte do grupo musical que se apresenta com a pianista Lilian Barreto e a bailarina Ana Botafogo. É timpanista solista da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense, sendo atualmente o líder do naipe de percussão. Integrou também a Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e participa de concertos com a Petrobrás Sinfônica e a OSB. É professor de percussão e bateria do CEIM na UFF e da Escola de Música Villa-Lobos.

Aparecida Silvino (CE) – Cantora, compositora, pianista, regente, arranjadora e preparadora vocal. Fez inúmeras apresentações ao lado de artistas como Fagner, Nana Caymmi, Suely Costa e Belchior. Em 2003 e 2004 foi agraciada com o Prêmio Nelsons da Música Cearense como Melhor Intérprete Cearense e Melhor Intérprete Feminina. Em 2006 ganhou o título de Melhor Intérprete no Festival da Meruoca / CE, defendendo a música “Curta a vida”, composta em parceria com José Edu Camargo. Apresentou-se em diversas cidades brasileiras, dentre elas, Rio de Janeiro e Brasília, e ainda em Hannover, na Alemanha. Seus trabalhos de cantora e compositora estão registrados no vinil “Vidro & Aço” e nos CDs “Presente” e “Sinal de Cais”.

David Castelo (CE) – Professor da Universidade Federal de Goiás, é diplomado em flauta doce pela Faculdade Santa Marcelina /SP. Estudou no Conservatório Real de Haia (Holanda), de 1998 a 2003, onde obteve, entre outros certificados, o “Masters of Music” (Solist Diploma), sendo esta a mais alta titulação concedida a um instrumentista na Europa. Como Intérprete e palestrante, tem atuado nas principais capitais brasileiras, bem como na Holanda, Alemanha e Itália. Entre 2001 e 2003 foi membro do Conselho Diretor da European Recorder Teachers Association – ERTA.

David Ganc (RJ) – Flautista, saxofonista e arranjador. Formado em Flauta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, bacharel em Professional Music – Flauta e Saxofone (Magna Cum Laude) na Berklee College of Music, EUA. Tem quatro CDs solo lançados e extenso trabalho de estúdio de gravação, com incontáveis discos de música instrumental e de cantores de MPB. É co-autor, com Mário Sève, do livro/CD Choro Duetos – Pixinguinha e Benedito Lacerda, Vol. 1 (Irmão Vitale, 2010), com transcrição dos contrapontos criados pelo sax tenor de Pixinguinha e organizados juntamente com a melodia para serem estudados em diversas formações instrumentais.

Marcelo Gomes (SP) – Guitarrista, compositor, arranjador, pesquisador e professor na UNIFIAM-FAAM e na Fundação das Artes de São Caetano do Sul / SP. Bacharel em composição, especialista em Metodologia do Ensino Superior. Mestre em História da Cultura e doutorando em música pela UNICAMP. Sua trajetória artística inclui apresentações nos EUA, Canadá, Alemanha, Portugal, Espanha, Brasil e duas indicações ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Instrumental em 2004 e 2006. Em sua carreira solo ou junto ao grupo que fundou, Terra Brasil, já se apresentou ao lado de Johnny Alf, Tom Zé, Cida Moreira, Nailor Proveta, Nelson Ayres, Roberto Sion, Sérgio Gomes e outros.

Marcelo Mariano (SP) – Baixista autodidata e produtor. Iniciou a carreira de músico aos 14 anos acompanhando sua mãe, a cantora Marisa Gata Mansa. Também sob influência de seu pai, o pianista e arranjador César Camargo Mariano, sempre conviveu com músicos, compositores e cantores, tendo a oportunidade de fundamentar suas escolhas musicais ouvindo o que havia de melhor e mais importante no âmbito nacional e internacional. Como músico instrumentista, gravou shows e acompanhou vários artistas, como César Camargo Mariano, Dianne Reves, Djavan, Ed Motta, Flávio Venturini, Gal Costa, Ivete Sangalo, Jorge Aragão, Chico Pinheiro, Nivaldo Ornelas, entre outros.

Maurício Maas (SP) – Ator, músico instrumentista e professor de teatro e de música. É formado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo – USP, professor de Pedagogia em Artes na Universidade de Sorocaba. Desde 2000 atua no Barbatuques, grupo musical pioneiro na área da percussão corporal, que vem se apresentando e ministrando workshops pelo Brasil e pelo mundo, tendo se apresentado ao lado de nomes como Bobby McFerrin, Camille, Keith Terry, One Giant Leap, André Abujamra, Markus Ribas, Badi Assad, Robertinho Silva e Stenio Mendes. É também diretor musical, sonoplasta, educador musical de atores e criador de trilhas sonoras. Desde 1997 desenvolve uma pesquisa sobre as possibilidades de integração entre as linguagens cênicas e musicais.

As Oficinas

São quatro os Núcleos Pedagógicos que compõem o VII Festival Música na Ibiapaba, cada um com uma série de oficinas: Musicalização, Vocal, Instrumental, Estruturação e História, Didática Musical e Projetos Especiais.

Musicalização (atividades de iniciação do público infanto-juvenil no universo musical vocal e instrumental); Vocal (atividades visando ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de alunos voltados para a música vocal em suas diferentes manifestações, tais como canto solo, canto coral, grupo vocal, expressão cênica para canto e regência); Instrumental (atividades visando ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de alunos voltados para a música instrumental, envolvendo desde o estudo solo às mais variadas formações, a exemplo de pequenos e médios grupos e orquestras); Estruturação e História (conjunto de atividades didáticas de cunho mais teórico, em seus mais diferentes níveis – do básico ao mais avançado -, de natureza formativo-informativa como condição básica e necessária para o fazer musical); e Didática Musical (conjunto de atividades especialmente voltadas para professores de música e arte-educadores, visando subsidiar suas práticas de educação musical). Há ainda o núcleo de Projetos Especiais, que compreende atividades com interação com outras linguagens artísticas.

Viçosa do Ceará

A cidade localiza-se a 384 km da capital Fortaleza, a uma altitude de 720 metros, em um santuário ecológico, com paisagem primitiva e de exótico relevo, em perfeita harmonia com seu clima agradável de Serra, que encanta moradores e visitantes. Tudo isso unido à música faz do Festival uma celebração que transformará a cidade em um laboratório vivo para as vozes e instrumentos veiculadores dessa arte universal.

Os Parceiros

O Festival Música na Ibiapaba é o primeiro projeto do Norte e Nordeste centrado na formação em música brasileira popular e que mantém uma intensa programação artístico-pedagógica gratuita. Para a realização da sétima edição, o IACC tem patrocínio do Banco do Nordeste e parceria do Café Santa Clara, Rede Ibiapaba de Turismo – RITUR, Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA, as Prefeituras de sete municípios do Maciço da Ibiapaba, de Sobral e municípios do Vale do Acaraú.

Serviço

II Festival Música na Ibiapaba – De 24 a 31 de julho em Viçosa do Ceará. Informações sobre Viçosa do Ceará – Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Cultura e Desporto: (88)3632-1580. Informações sobre o Festival – Instituto de Arte e Cultura do Ceará – IACC: (85) 3488-8601. E-mail: [email protected].

Fonte: Assessoria de imprensa da Secult