Eleições 2010: Twitter vira ferramenta estratégica de candidatos

A rede de microblogs Twitter transformou-se numa das principais ferramentas na internet para as eleições deste ano. Muitos candidatos já descobriram o potencial deste novo caminho. Para muitos, estar presente nestes espaços é como ter uma “identidade virtual”. São inúmeras as potencialidades de mobilização das novas ferramentas que permitem contato direto com incontáveis pessoas ao mesmo tempo.

twitter

No Ceará, todos os candidatos que disputarão a vaga ao Governo do Estado mantém perfil no Twitter. O Governador Cid Gomes (PSB) – @cidfgomes – é um dos mais seguidos no estado, interage com os internautas e divulga ações do Governo em seu perfil. Por ser usuário frequente, já criou outra conta específica para as ações da campanha – @cidgomes40. Os demais candidatos Lúcio Alcântara (PR) – @lucioalc, Marcos Cals (PSDB) – @marcoscals, Marcelo Silva (PV) – @marcelosilvapv – e Soraya Tupinambá (PSol) – @sorayatupinamba – também já utilizam a ferramenta para divulgar agendas de campanha, fazer comentários sobre os acontecimentos e emitir opiniões sobre as eleições deste ano.

Na disputa do Senado também não é diferente. Assim como o Governador Cid Gomes, Eunício Oliveira (PMDB) – @eunicio – já atualizava seu perfil antes e agora também criou outra conta específica – @eunicio151 – para divulgar as atividades da campanha. O ex-ministro José Pimentel (PT) – @jose_pimentel – e o tucano Tasso Jereissati – @tassojer – também utilizam a rede social para interagir com o eleitor.

Os candidatos do PCdoB que disputarão as eleições proporcionais neste ano consideram esta mais uma ferramenta de militância. Para o deputado federal Chico Lopes – @Chico_Lopes – que disputa novamente uma vaga na Câmara Federal, as redes sociais vieram para ficar. “Nosso mandato realizou um investimento para montar uma equipe dedicada a trabalhar a divulgação das nossas atividades no Orkut, no Twitter e nas redes sociais em geral. Com esse esforço, conseguimos hoje ter um contato mais direto com o cidadão, respondendo perguntas, dando detalhes de nossa atuação, recebendo sugestões e críticas. Fizemos inclusive videoconferências sobre alguns temas de destaque”, enumera.

O parlamentar comunista considera as novas ferramentas uma revolução da comunicação. “Para mim, que comecei a militar nos movimento sociais nos anos 60 e me filiei ao PCdoB em 1968, é uma oportunidade maravilhosa poder hoje contar com novos meios para ajudar na nossa atividade, no contato com o público, que é o principal. Além das atividades do mandato, também costumo comentar fatos do dia a dia, aspectos do noticiário, temas variados que não só pelo lado político”, avalia.

Segundo o Deputado Estadual João Ananias – @depjoaoananias – que também concorre a uma vaga de Deputado Federal pelo PCdoB, a internet é um dos instrumentos fundamentais nessa campanha. “Apostamos na disseminação das informações de ações produzidas por nós, que muitas vezes não são veiculadas na mídia. Além disso, as redes sociais passaram uma das principais formas de se interagir com os internautas, elas serão tentáculos do nosso site. Faremos de tudo para que as pessoas acessem e se mantenham informadas e assim queremos atingir o nosso objetivo principal: o engajamento das pessoas na campanha eleitoral”, ratifica.

Usuário do Twitter há quase um ano, o Deputado Estadual Lula Morais (PCdoB) – @lulamorais – é candidato à reeleição. O parlamentar afirma que, em época de campanha, todas as formas de comunicação têm grande importância e as redes sociais se transformaram em mais um importante mecanismo de contato com as pessoas. “Ele populariza o debate, democratizando-o. Eu mesmo atualizo minha conta e tenho recebido um ótimo retorno dos meus seguidores. Através do Twitter, tenho interagido ainda mais com as pessoas e a ferramenta abriu a possibilidade de manter contato direto com incontáveis internautas ao mesmo tempo”, considera.

O Vermelho/CE também está no Twitter. Através do @vermelhoce, são disponibilizadas as matérias publicadas no portal e divulgadas notícias relevantes no Ceará.

De Fortaleza,
Carolina Campos