Cenário eleitoral definido no Pará

Com o encerramento das convenções eleitorais dos partidos e também com as inscrições de chapas majoritárias e proporcionais para batalha eleitoral de 2010, ficou definido o cenário político paraense. Preliminarmente com 704 candidatos no total, a disputa eleitoral no estado contará com 05 chapas para o Governo; 07 chapas para o Senado Federal; 14 chapas para a Assembléia Legislativa e 08 chapas para a Câmara dos Deputados.

Botão Especial Eleições 2010 nos Estados

A atual governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), conta com a maior coligação política nessa eleição, são 16 partidos (PT, PCdoB, PSB, PP, PTC, PTdoB, PDT, PTN, PSC, PRP, PR, PTB, PHS, PV, PRTB, PRB). Além dessa aliança soma a seu favor, o maior tempo de rádio e tv. Além do apoio de 79 prefeitos de partidos coligados, tendo entre esses o da prefeitura da capital, 07 atuais deputados federais e 19 deputados estaduais.

Com o Slogan “ Frente Popular Acelera Pará” Ana Júlia busca sua releição tendo como vice Anivaldo Vale (PP), que é atual vice-prefeito de Belém e Paulo Rocha (PT) atual deputado federal na disputa do Senado.

O Pará vive um momento de grandes perspectiva de crescimento econômico, soprado pelo processo de desenvolvimento que o Brasil atravessa através da política macro-econômica do governo federal, que tem a frente o presidente Lula.

São vários os investimentos do governo de Ana Júlia, objetivando mudar a base econômica do Pará, entre eles destacamos: A construção do Polo Siderúrgico no sudeste paraense em Marabá; o programa nacional de produção sustentável de Óleo de Palma em Tomé-Açu (Biodiesel), no nordeste do estado, a construção da usina de Belo-Monte, que será a 3º maior do mundo, localizada no oeste do Pará. Também foi lançado o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC II, que deve contribuir para o crescimento do estado, com abertura de estradas, obras e programas sociais.

Como oposição a atual gestão, está a frente o Ex-Governador do Pará, Simão Jatene (PSDB) com a coligação denominada “ Juntos Com o Povo” reunido em aliança 07 partidos (PSDB; PPS; PSDC; PMN; PMN; PRP; PRTB e DEM). A chapa de Jatene tem como vice Helenilson Pontes (PPS) e como candidatos ao Senado Federal, o atual Senador Flexa Ribeiro (PSDB).

Nessa aliança Jatene conta com o apoio de 25 prefeitos, 03 deputados federais, 15 deputados estaduais e 02 senadores. Seu principal argumento de sua campanha são os 12 anos do consorcio Demo-Tucanato no Pará, tendo como marca a construção de grandes obras. Por outro lado, pesa contra sua candidatura a repressão aos movimentos sociais, o assassinato de 19 Trabalhadores rurais sem terras durante a gestão tucana que antecedeu a sua, e o arrocho salarial do funcionalismo público estadual.

Atualmente foi abalada a relação do PSDB e DEM, devido o rompimento do Deputado Federal Vic Pires Franco (Presidente do DEM-PA) e Valeria Franco que não serão candidatos nessa eleição por discordarem da aliança com os tucanos. Vale destacar que como pre-candidata ao senado, Valeria era cotada como forte concorrente para uma das vagas.

Outro ponto fraco dessa chapa se confirma pelo rompimento do Ex-Governador Almir Gabriel com o atual partido e com o candidato Simão Jatene (PSDB), que surpreendentemente se aliou ao PMDB de Jader Barbalho.

Por outro lado, se apresenta como terceira via a candidatura de Domingos Juvenil (PMDB), atual presidente da Assembleia Legislativa, tendo como vice de sua chapa Hildegardo Nunes e como candidato ao senado o deputado federal Jader Barbalho.

Domingos Juvenil conta além do apoio do Ex-Governador Almir Gabriel(PSDB), com 39 prefeituras, 05 deputados federais e 07 deputados estaduais, com destaque o apoio da prefeitura de Ananindeua na região metropolitana de Belém.

Outras candidaturas com menos densidade eleitoral se apresentam na disputa do pleito como: Fernando Carneiro (PSOL) do Ex-Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; Cleber Rabelo (PSTU) e Tremonte (PSL).

Contudo a campanha eleitoral de 2010 está lançada no Pará, e tudo indica que será acirrada a disputa, com aspectos nacionais por se tratar do maior estado e eleitorado da Amazônia brasileira, onde Dilma terá dois palanques o da “Frente Popular Acelera Pará” encabeçado pelo Partido dos Trabalhadores e o do PMDB de Jader Barbalho. Já o candidato José Serra (PSDB) conta com o palanque de Jatene (PSDB). Nesse cenário cada candidato buscará pegar seu quinhão no eleitorado parense, buscando pesar na cesta da votação nacional.

De Belém,
Moisés Alves