Audiência Pública conjunta discute Táxis Clandestinos

A Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa realizam nesta sexta-feira, 16, audiência pública para discutir os táxis piratas que operam na cidade. A iniciativa é da vereadora Eliana Gomes (PCdoB), dos deputados estaduais João Ananias e Lula Morais (ambos do PCdoB) e da Comissão de Viação, Transporte, Desenvolvimento Urbano e Interior da Assembleia.

Os chamados táxis piratas – carros que não estão regularizados segundo as normas da administração municipal – tornaram-se uma alternativa para quem não consegue usar o transporte coletivo regular. A maioria faz percursos fixos semelhantes a de ônibus de grande circulação (Centro e avenida Monsenhor Tabosa, por exemplo) e cobram tarifas iguais aos do transporte municipal.

Segundo Eliana, a ideia não é de caçar esse tipo de transporte, mas sim de pautar junto ao Município uma discussão sobre como regularizá-los. Para ela, o surgimento deste tipo de transporte se deu pelo fato de que o transporte regular da cidade não dar conta da demanda.

“Queremos discutir a inclusão desses motoristas, que são pais de família e trabalham para ter seu pão de cada dia. Eles existem porque o transporte público falhou e a população encontrou uma alternativa para se deslocar. Mas também há os taxistas que estão regularizados, que pagam impostos, são fiscalizados e se sentem prejudicados”, avaliou.

Antes da audiência, haverá uma carreata de taxistas partindo da avenida Raul Barbosa, esquina com Murilo Borges, em direção à Assembleia, onde será realizado o debate. A concentração será às 13 horas.

Fonte: Câmara de Fortaleza