Pesquisa da SEDH: Jovens de Fortaleza são vítimas de homicídio

Os índices da SEDH apontam que só neste ano 113 jovens já foram assassinados em Fortaleza. 

Uma pesquisa realizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) classificou Fortaleza como a oitava capital com jovens vítimas de homicídio. É possível identificar o esforço na construção de políticas públicas para o segmento, mas ainda caminha lentamente. Além de enfrentar as adversidades, ainda vemos com frenquência discursos de parlamentares conhecidos como pertencentes da "bancada da bala", que nessa época corre atrás de votos e, ao se elegerem, empenham-se para construir mais cadeias para a juventude.

O tema sobre a redução da maioridade penal, de vez em quando retorna nos discursos inflamados no plenário da Assembleia Legislativa do Ceará, e isso o eleitor deve levar em consideração e reconhecer os discursos sensacionalistas e fora da realidade.

Os índices da SEDH não são animadores, apontando um número de 165 jovens assassinados em 2009 e 113 só nos primeiros meses de 2010, em Fortaleza. Os dados mostram o desafio do caminho a ser percorrido, onde devem-se consolidar as políticas públicas aprovadas em cada momento de participação popular. Consideramos necessária uma ocupação no parlamento de pessoas comprometidas, para que as medidas propostas sejam efetivadas. O empenho está em garantir as vozes que estão de braços dados com a juventude, construindo alternativas e oportunidades para a população juvenil.

Fonte: Blog da UJS/Ceará