Fortaleza festeja 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Em comemoração aos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) Che Guevara em Fortaleza-Ceará, recebe durante os dias 13 e 16 de julho, a partir das 8h30, oficinas de arte-educação, mostra de cinema, jogos, entrega de medalhas para o Benfeitor da Criança, exposição de telas e outras programações. As atividades deste ano tem o objetivo de divulgar o direito ao esporte, lazer e cultura.

Sancionado através da Lei 8.069, no dia 13 de julho de 1990, o ECA é considerado uma das legislações mais avançadas do mundo para crianças e adolescentes. Sua criação faz parte das reivindicações da sociedade civil organizada no período de redemocratização do Brasil. Com o ECA, meninas e meninos passam a ser considerados sujeitos de direitos, em condição peculiar de desenvolvimento. A responsabilidade sobre eles deve ser dividida entre poder público, família e sociedade, o que significa que todos devem ser comprometer na garantia de direitos dessa população.

Mais programação para os 20 anos do ECA

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realiza nesta terça-feira, dia 13 de julho, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itapery, de 8 às 12h, o Seminário ECA 20 Anos Você Faz Parte Dessa História, em comemoração aos 20 anos de aprovação da lei do Estatuto da Criança e do Adolescente. O objetivo do encontro é avaliar os avanços e as dificuldades do Estatuto.

Durante o seminário, serão lançadas a cartilha “Como prevenir e combater a violência sexual contra crianças e adolescentes” e a pesquisa “Resgate da trajetória do Comdica a partir de quem fez e quem faz a sua história”, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Uece e Associação Batista Beneficente e Missionária (Abbem). Na ocasião, também serão entregues os certificados do curso de extensão Formação de Educadores Sociais, da Escola de Cidadania.

Fonte: Adital / Assessoria de Imprensa da Uece