Comissão de Saúde visita Hospital Universitário Walter Cantídio

A Comissão de Saúde e Seguridade Social da Assembleia Legislativa visitou, nesta segunda-feira (12/06), o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), dentro da programação de inspeção a hospitais da rede pública estadual. Também participaram das visitas representantes da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil-seção Ceará (OAB-CE), Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec), do Ministério Público e das secretarias de Saúde do Estado e do município.

Visita de Comissão de Saúde

Segundo o superintendente do HUWC, Florentino Cardoso, hoje, a estimativa é de que a unidade hospitalar tenha uma dívida entre R$ 15 e R$ 18 milhões. “Estamos concluindo uma auditoria e a perspectiva é de trabalhamos para pagar um valor dentro desse montante”, disse, ressaltando que a dívida vem desde 2001. “Queremos pagar para podermos avançar nos nossos projetos de melhoria do hospital. Não podemos ficar cansados e sem poder de barganha junto aos fornecedores”, comentou.

Conforme ele, entre os projetos previstos para serem implantados, estão o aumento do número de leitos de UTI, a criação da Unidade Coronariana, além da construção do Centro de Atenção ao Idoso. “Hoje, atendemos 22 mil idosos por ano no ambulatório. Desse total, 60% recebem medicamentos de custo alto”, observou. Ainda segundo Cardoso, existe o projeto para construirmos uma emergência que passe a ser referência. “Até porque sabemos da carência de atendimento em emergência em nosso Estado”, ressaltou. Ele lembrou que a emergência daria prioridade a atendimentos de traumatoortopedia e cardiologia. “Inclusive, já manifestamos ao Governo do Estado nosso interesse nesse sentido”, afirmou.

O deputado João Ananias, que integra a Comissão de Saúde da Casa, lembrou que, no País, a distribuição tributária é perversa e acaba prejudicando várias áreas, notadamente a da saúde. “Por isso estamos cada vez mais lidando com a crise, que tem se avolumado, com hospitais públicos de referência, como o HUWC, devendo esse montante”, avaliou, acrescentando que a unidade “faz pesquisa, ensina e atende a pacientes de várias cidades, além de ser referência em transplantes”.

O vice-presidente da Comissão de Saúde da OAB, Mauro Gifoni, lembrou que o HUWC é o 11º hospital a ser visitado pelas entidades e órgãos públicos. Ele salientou que o grande problema do hospital é a dívida acumulada nos últimos anos. “Por isso, vamos cobrar providências. Os dados estarão no nosso relatório, que deverá ser apresentado no final do mês de agosto, quando concluirmos nossas visitas”, disse. Gifoni informou que ainda serão realizadas quatro visitas a hospitais no interior do Estado.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL