Encontro de Mulheres do PCdoB-BA: “A visibilidade do invisível”

Em torno de 100 mulheres de 15 municípios, dirigentes de sindicatos urbanos e rurais, gestoras públicas, da área acadêmica, estudantes, de entidades populares e do movimento de mulheres participaram do 1º Encontro de Mulheres do PCdoB-Bahia que aconteceu neste sábado (10/7), no auditório do Sindicato dos Comerciários, em Salvador.

Por Julieta Palmeira*

1º Encontro Estadual de Mulheres do PCdoB

O evento, promovido pelo Comitê Estadual do PCdoB, foi dirigido pela deputada federal Alice Portugal, atual secretária da Mulher do partido. A comunista propôs, na abertura, que o 1º Encontro de Mulheres recebesse o nome de Catarina Galindo, numa homenagem à militante assassinada junto com seu companheiro dirigente sindical, Paulo Colombiano, no último dia 29.

A idéia de dar “visibilidade ao invisível”, expressa em título num artigo sobre o tema de Loreta Valadares em 1998, histórica comunista e feminista, permeou a abertura do evento. Revelou-se na formação de uma mesa ampla coordenada por Alice Portugal e composta ainda pela prefeita de São Sebastião do Passé, Tânia Portugal; as vereadoras de Salvador , Aladilce Souza e Olívia Santana, ambas do PCdoB; a secretária de mulheres da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil-CTB, Rosa Souza;pela presidente da Câmara Municipal de Muritiba, Sued Tosta;pela histórica feminista de Vitória da Conquista, Lídia Rodrigues; dirigente do Sindicato Rural de Terra Nova,Lourdes Alcântara; pela primeira presidente estadual da União da Juventude Socialista-UJS, Manuela Simões;pela dirigente da Unegro, Ubiraci Matildes; pela secretária estadual de Comunicação do PCdoB, que representou a direção estadual, Julieta Palmeira e Liège Rocha, secretária nacional da Mulher do PCdoB , convidada especial. Na sequência, foram citadas as mulheres presentes com suas respectivas funções nas direções do movimento social ,na gestão pública, câmaras legislativas e nas direções do partido. Era a visibilidade do protagonismo feminino.

Em sua exposição, iniciando a parte nacional da pauta do evento, Liège Rocha destacou as contribuições do PCdoB ao movimento feminista e aos avanços teóricos nesse campo. “ O PCdoB sempre considerou o aspecto estratégico da emancipação das mulheres . Nesse sentido participou do debate teórico, destacando o entrelaçamento da questão de gênero com a questão de classe e de raça. Foi também o primeiro partido no Brasil a realizar uma Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher que inseriu definitivamente o debate atual sobre o tema no partido e criou o Fórum Nacional sobre a Questão da Mulher que dirigido pela Secretaria da Mulher trata das ações partidárias na área”, declarou a dirigente nacional do partido.

Protagonismo e eleições 2010

Liège Rocha analisou o ano eleitoral e a perspectiva de se eleger pela primeira vez uma mulher presidente da República se referindo à candidatura de Dilma Rousseff e informou que o PCdoB encaminhou contribuições para a proposta de programa da presidenciável, onde ao lado da defesa de um projeto nacional de desenvolvimento com distribuição de renda, medidas de consolidação da democracia brasileira estão as propostas consideradas relevantes para o avanço no campo de políticas públicas para as mulher es, entre as quais a ampliação das medidas de combate à violência contra a mulher. Tema presente na mídia nacional nas última semana com os fatos envolvendo o assassinato de Eliza Samudio.

A secretária nacional da Mulher do PCdoB destacou a necessidade das mulheres se incorporarem aos comitês de campanha eleitoral e participarem decisivamente do debate político e programático sobre os rumos do Brasil que ocorre nessas eleições e que também revela a subrepresentação feminina nas esferas de poder na sociedade. “Após 1996, quando foi definida a política de cotas tivemos uma ampliação para 11% de mulheres nas câmaras de vereadores e a partir daí são sucessivos descensos. Precisamos avançar superando essa subrepresentação feminina no parlamento e nas câmaras legislativas estaduais e municipais além de espaços no Executivo”, declarou.

Esse aspecto também foi enfatizado por Alice Portugal, que quando líder da Bancada Feminina na Câmara dos Deputados, teve aprovada a mini-reforma eleitoral que modificou a legislação no intuito de fazer cumprir a cota de candidaturas femininas nas chapas eleitorais. A secretária de Mulher do PCdoB- BA iniciou o debate da temática em âmbito estadual, destacando a importância de nessas eleições se eleger mulheres comprometidas com a luta feminista e de que essa luta seja abordada transversalmente também com a busca de compromisso de homens candidatos em todas as instâncias legislativas e nas eleições majoritárias com políticas visando a igualdade de gênero. Portugal enfatizou a participação da mulheres nos comitês de campanha majoritária de Dilma e Wagner e das candidaturas proporcionais , em todo o estado. Entre as participantes do encontro, algumas são candidatas nessas eleições. Alice Portugal é candidata a deputada federal, Olívia Santana e Aladilce Souza são candidatas à Assembléia Legislativa pelo PCdoB.

Propostas

O Encontro debateu propostas a serem encaminhadas à direção estadual do partido e para subsidiar a ação da Secretaria da Mulher, na linha do redimensionamento da ação do partido na luta feminista, integração das mulheres nas várias instâncias partidárias, impulsionamento à criação de secretarias municipais da Mulher e de apoio decisivo ao fortalecimento da União Brasileira de Mulheres (UBM) no estado. As coordenadoras nacionais da UBM, Daniele Costa e Patricia Ramos analisaram as ações da entidade em âmbito estadual. “É preciso que tenhamos participação ativa na estruturação dessa entidade de tradição de luta feminista para que alcance o tamanho da sua influência política no estado”, analisou Patrícia Ramos. As metas da UBM no estado foram informadas pela secretária estadual da Juventude do PCdoB e coordenadora da entidade, Daniele Costa. “A entidade lançará no dia 21 de junho, a ‘Campanha seu voto não tem preço’ e buscaremos construir plenárias em pelo menos 20 dos 26 territórios de identidade da Bahia. A plenária estadual está prevista para acontecer em agosto e pretendemos realizar o Congresso estadual em dezembro”, informou Daniele.

Entre as ações partidárias estão as propostas de que o Comitê Estadual do PCdoB agende uma reunião para discutir as idéias do partido sobre a luta feminista , iniciativas de capacitação de mulheres e melhores condições para estruturação da Secretaria Estadual da Mulher e da Comissão Estadual de Mulheres integrada por Patricia Vieira, Patricia Ramos, Alice Portugal, Julieta Palmeira, Lidia Rodrigues, Sued Tosta , Aladilce Souza, Daniele Costa e Ubiraci Matildes.

O 1º Encontro revelou o protagonismo feminino e a possibilidade de as mulheres se reconhecerem e serem reconhecidas na história atual da Bahia .

*secretária estadual de Comunicação do PCdoB-BA

Fotos: Américo B. Barros