Sem categoria

Cuba divulga nomes dos presos que serão transferidos

A Igreja Católica de Cuba divulgou, nesta quinta (8), os nomes de seis presos que serão transferidos para presídios próximos aos locais onde têm parentes. A transferência ocorre no dia seguinte ao anúncio da libertação, em etapas, de 52 detentos de Cuba, condenados em 2003 por conspirar em favor de Washington com o objetivo de desestabilizar o sistema político cubano. Após o anúncio, o oposicionista Guillermo Fariñas encerrou a greve de fome que durava mais de 130 dias.

Um comunicado assinado pelo arcebispo de Havana, cardeal Jaime Ortega, informa que os seguintes presos serão transferidos: Nelson Molinet Espino deixará Pinar del Rio e irá para Havana; Claro Altarriba Sánchez sairá de Camaguey para Santiago de Cuba; José Garcia Daniel Ferrer trocará Las Tunas por Santiago de Cuba; Marcelo Manuel Cano Rodriguez deixará Cienfuegos e seguirá para Havana; Juan Angel Moya Acosta sairá de Havana e irá para Matanzas, e Luis Enrique Ferrer García trocará Santiago de Cuba por Las Tunas.

A transferência de presos e a libertação foram negociadas por Ortega, pelo presidente cubano Raúl Castro e pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação da Espanha, Miguel Ángel Moratinos, e de Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla. 

Também nesta quinta, Guillermo Fariñas abandonou a greve da fome que mantinha hpa 135 dias para pedir a libertação de 26 presos em Cuba. Ele necerrou o protesto depois de ter recebido a visita do bispo de Santa Clara, Arturo Gonzalez Amador.

A libertação dos 52 presos, 5 em breve e 47 dentro de 3 ou 4 meses, foi alcançada após uma longa reunião de seis horas entre o Ministro de Espanha dos Negócios Estrangeiros, Miguel Moratinos, o arcebispo de Havana, cardeal Jaime Ortega, e Rául Castro.

Moratinos destacou que, após a iniciativa de Cuba, os Estados Unidos e a União Europeia precisam rever suas posições em relação à ilha.

Com agências