Comissão aprova criação de IFCE em Pacajus

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 7, o projeto de lei 7243/2010, do senador Inácio Arruda (PCdoB), que cria campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifce) do Ceará no município de Pacajus, na região metropolitana de Fortaleza.

O projeto segue agora para as comissões de Educação e Cultura; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça. Por tramitar em caráter terminativo, se aprovado em todas as comissões, irá para sanção presidencial.

Ao apresentar o projeto, Inácio Arruda afirmou que Pacajus não tem, atualmente, como atender à demanda de jovens que concluem o ensino médio e adultos que buscam qualificação profissional para entrar no mercado de trabalho.

"Julgamos importante a criação de um campus do Instituto Federal do Ceará, cuja sede se localiza em Fortaleza, um centro educacional de excelência no estilo dos instalados em outros municípios do estado e em diversas unidades da federação", afirmou Inácio Arruda.

Com 43.830 habitantes, o município tem economia baseada, principalmente na agricultura, com produção de caju, cana-de-açúcar, mandioca, milho e feijão; na pecuária, com criação de bovinos, ovinos e caprinos; e na indústria.

Inácio Arruda acrescentou que o campus do Ifce beneficiará também os municípios vizinhos, como Horizonte e Chorozinho.

Fonte: Assessoria do Senador Inácio Arruda