25º encontro reúne assentamentos de Crateús e dos Inhamuns

Desafios no campo, auto-organização, conquistas, avanços e retrocessos. Esses são alguns dos pontos de reflexão que farão parte do 25º Encontro de Área de Assentamento da Região de Crateús e dos Inhamuns, que acontecerá entre os dias 30 de julho e 1 de agosto, no Assentamento Santana, em Monsenhor Tabosa.

O encontro pretende reunir cerca de 200 pessoas provenientes de 60 assentamentos que povoam a região. A proposta, segundo explica o padre Maurizio Cremaschi, da Paróquia de Tauá e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), é que durante estes dias, as famílias de assentados (as) e os convidados possam refletir sobre os principais avanços e desafios e, daí, poder apontar soluções e propor encaminhamentos.

“Esse ano vamos acentuar a questão da memória, o que os assentamentos fizeram pela luta da terra, como eles conseguiram crescer e conviver com o semiárido, quais as condições que enfrentaram para isso”, falou Padre Maurizio.

O evento quer também tratar da cultura camponesa, evidenciando experiências positivas, conhecer as práticas e os tipos de organização que os assentamentos têm para oferecer como modelos sustentáveis e solidários.

Nessa caminhada de 25 anos, desde o primeiro encontro, a organização do evento acredita que a hora é de avaliação. “Num ano de poucas chuvas, quais as diferenças da situação dos assentados com os trabalhadores sem terra ou com pouca terra? O que avançou na convivência com o semiárido? Quais as conquistas na área da educação contextualizada? Como os assentamentos estão recriando a cultura camponesa?”. As respostas deverão partir das próprias famílias de assentados.

Além das discussões, também está sendo preparado exposição de fotografias, versos, cordeis, material jornalístico, vídeos, entre outros. A idéia é expor, em diversos suportes, as histórias de conquistas desses assentamentos.

O encontro é organizado coletivamente pela Comissão Pastoral da Terra, Fórum dos Assentamentos e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Também serão convidados representantes do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Ematerce.

Fonte: Agência de Notícias Esperança (AnotE)