Lula Morais critica Tasso que aprovou emendas que dividiam UNILAB

O deputado Lula Morais (PCdoB) criticou a posição do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) com relação ao parecer que ele concedeu a 15 emendas que repartem a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) entre os estados do Ceará e da Bahia. Lula Morais explicou que, pelo projeto original, já aprovado na Câmara dos Deputados, a Unilab seria implantada unicamente no município de Redenção, no Ceará.

No entanto, após a aprovação na Câmara dos Deputados, o projeto foi encaminhado ao Senado e lá recebeu 15 emendas de deputados da bancada baiana para que um dos campi da Unilab fosse instalado em Salvador. Segundo Lula, na Comissão de Constituição, Justiça e Redação do Senado, as emendas foram rejeitadas em parecer oferecido pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). Mas, quando seguiram para a Comissão de Relações Exteriores, as emendas foram todas acatadas pelo senador Tasso Jereissati, que era o relator da matéria na Comissão.

Na avaliação de Lula, a posição de Tasso foi contrária aos interesses do Ceará e do povo cearense. Para ele, foi uma “maldade” com o povo do Estado, em especial com a população do maciço do Baturité, onde a Unilab deverá ser implementada. “Esse acatamento dessas emendas já está atrasando de imediato a decisão da promulgação da lei que cria a Unilab e, se forem acatadas, a matéria ainda terá que voltar para a Câmara, vejam a maldade. E para surpresa desagradável nossa é que é um cearense que está fazendo atrasar e dificultar a tramitação desse importante projeto para o nosso Estado”, criticou Lula, referindo-se ao senador Tasso.

Os deputados Tomás Figueiredo e Luiz Pontes, ambos do PSDB, fizeram apartes ao pronunciamento de Lula e rebateram as afirmações do parlamentar. Segundo Tomás, Salvador tem a maior presença da população negra do País e também a maior presença da cultura afro-brasileira e, em razão disso, a bancada baiana requereu que a sede da Unilab fosse no estado da Bahia. “Para evitar que um racha acontecesse e colocasse em risco a vinda da Unilab para o Ceará, de forma democrática e demonstrando grandeza como líder, o senador Tasso aceitou que uma parte da Unilab pudesse funcionar na Bahia”, justificou Tomás. Já o deputado Luiz Pontes afirmou que Tasso não deu parecer favorável às emendas e acusou Lula Morais de estar fazendo “politicagem”.

Lula contesta Luiz Pontes

O deputado Lula Morais (PCdoB) disse que ainda consta no site oficial do Senado Federal o parecer do relator, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), acatando as 15 emendas que repartem a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira(Unilab) entre os estados do Ceará e da Bahia. Segundo ele, o relatório estava na pauta para ser votado ontem (05/07), mas ainda continua na Comissão de Relações Exteriores do Senado. “Eu não estou mentindo, está na internet. Ainda está posto o relatório de Tasso acatando as 15 emendas e sendo contrário a Unilab”, afirmou, referindo-se ao deputado Luiz Pontes (PSDB), que afirmou que Tasso não deu parecer favorável às emendas e acusou Lula Morais de estar fazendo “politicagem”.

O deputado Luiz Pontes disse que está indignado com as colocações feitas pelo parlamentar Lula Morais (PCdoB) sobre a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) Para Pontes, Morais mentiu ao dizer que o senador Tasso Jereissati votou a favor da ida da universidade para a Bahia em detrimento do Ceará. “O relatório dele deixa a Unilab no Ceará. Ele não acatou as emendas para criar um campo avançado em Salvador”, disse.

O deputado Lula Morais (PCdoB) disse que defende uma causa do povo cearense e rebateu as críticas feitas por Luiz Pontes sobre sua atuação na Assembleia em pronunciamento anterior. “O que eu disse aqui é o voto do senador Tasso Jereissati que está publicizado. Se ele mudar de ideia, será ótimo e o Ceará não perde a Unilab”, comentou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL