PCdoB-DF fecha coligação para 1 federal e 36 distritais

A coligação encabeçada pelas candidaturas de Agnelo Queiroz (PT), governador; Tadeu Filippelli (PMDB), vice; Cristovam Buarque (PDT) e Rodrigo Rollemberg (PSB), senadores fechou, na sexta-feira, 2 de julho, as chapas para a Câmara Federal e a Câmara Legislativa do Distrito Federal. Participam da coligação 11 partidos “e os comunistas têm chances reais de voltar a ter representação parlamentar em Brasília”, festeja Augusto Madeira, presidente do PCdoB-DF.

A coligação majoritária é formada por PT, PMDB, PDT, PSB, PCdoB, PRB, PTB, PPS, PHS, PTC e PRP. Foram indicados para a primeira suplência de Cristovam ao Senado os petistas Vilmar Lacerda e Roberto Vagner. Rollemberg terá como primeiro suplente Hélio José (PT) e, como segundo suplente, Cláudio Avelar, do PCdoB.

“Para as candidaturas aos legislativos federal e distrital realizamos coligações diferenciadas, que nos proporcionam maiores chances de resultados positivos”, informa Madeira. Com candidato único à Câmara Federal, Messias do Souza, o PCdoB se coligou com o PMDB, PTB, PRB e PRP. Para a Câmara Distrital, formou chapa com o PSB, cada partido indicando 25 candidatos e 11 candidatas.

“Finalizamos esta etapa, atingindo os nossos objetivos. Agora vamos para a campanha nas ruas, apresentando nossas propostas e nossos candidatos. É fundamental o corpo a corpo nesta etapa que antecede a propaganda eleitoral na TV, que terá início em agosto”, comenta Messias de Souza, o candidato comunista a deputado federal.

A coligação que marcha com o PT está com a o dobro de tempo de rádio e TV que o grupo de Joaquim Roriz, o principal concorrente ao governo distrital. O petista dispõe de mais da metade do tempo de televisão (10’44), segundo cálculos estimados de acordo com a legislação eleitoral. Roriz terá quase 6’68’’. Os demais candidatos ao Executivo, Antônio Carlos de Andrade, o Toninho do PSol, Eduardo Brandão (PV), Frank Svensson (PCB), Newton Lins (PSL) e Rodrigo Dantas (PSTU) dividirão os três minutos restantes.

De Brasília,
Carlos Pompe