Sem categoria

CTB debate desdobramentos da Conclat

A Direção Plena da CTB realizou sua 5ª reunião nos dias 29 e 30 de junho, em São Paulo, ocasião em que seus membros discutiram a respeito dos desdobramentos da Conclat, das finanças da Central e das deliberações a respeito das eleições de 2010.

O coletivo de dirigentes destacou o papel desempenhado pela CTB durante todo o processo de discussão que culminou com a realização da Conclat. “Prevaleceu o sentido da unidade entre as centrais”, destacou o presidente Wagner Gomes.

A discussão sobre a Conclat acabou levando a pauta da reunião naturalmente para seu principal tema: as eleições de 2010. Todos os dirigentes tiveram a oportunidade de expor seus pontos de vista a respeito do posicionamento da Central para o embate que está por vir, tanto em nível federal quanto em cada um dos 27 estados da Federação.

Os dirigentes destacaram a necessidade de apoiar alguma candidatura à Presidência da República que incorpore em sua campanha as proposições da Agenda da Classe Trabalhadora, documento aclamado pelas cinco centrais sindicais que participaram da Conclat, no qual estão os seis eixos estratégicos para um novo projeto nacional de desenvolvimento:

– Crescimento com distribuição de renda e fortalecimento do mercado interno;
– Valorização do trabalho decente com igualdade e inclusão social;
– Garantia do Estado como promotor do desenvolvimento socioeconômico e ambiental;
– Democracia com efetiva participação popular;
– Soberania e integração internacional;
– Direitos sindicais e negociação coletiva.

Além disso, a Direção Plena da CTB também definiu como fundamental o apoio a candidatos a governo estaduais, senadores, deputados estaduais e federais que estejam comprometidos com as causas dos trabalhadores, como forma de garantir o avanço de seu protagonismo em todas as esferas políticas do país.

Fonte: CTB