Sem categoria

Movimento Estudantil faz campanha por doações para o Nordeste

A situação é caótica em Alagoas e Pernambuco, estados que têm enfrentado fortes chuvas nas últimas semanas, registrando até agora 57 vítimas fatais. Por todo o país campanhas arrecadam donativos para os mais de 55 mil desabrigados. A página da União Nacional dos Estudantes (UNE) divulga campanha por doações para os atingidos pelas chuvas nos estados do Nordeste.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil registra até o momento a morte de 57 de pessoas vítimas das enchentes assolam Alagoas e Pernambuco nas últimas semanas. Em Alagoas, quatro municípios decretaram situação de emergência, e 15 de calamidade pública. No Estado de Pernambuco, 27 cidades decretaram situação de emergência e 12 estão em estado de calamidade pública.

A situação é dramática em Pernambuco, onde 39 municípios foram atingidos pela força das águas. Já são cerca de quase 27 mil desabrigados e 20 mortos. Alagoas mais de 26 mil desabrigados, 69 desaparecidos e 37 óbitos.

Solidariedade

Brasileiros de todas as regiões do país estão fazendo doações em prol das vítimas das enchentes. Saiba como contribuir também.

Agências dos Correios e da Caixa Econômica Federal em todos os municípios, além de shoppings, terminais rodoviários e postos da Defesa Civil estão arrecadando donativos, assim como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. A preferência é por alimentos não perecíveis, roupas, materiais de higiene e limpeza e água.

A web está ajudando a recrutar voluntários e disseminar as campanhas por doações. Um exemplo é o site www.sosalagoas.al.org.br, que mostra mapa detalhado das regiões atingidas, bem como as maiores necessidades.

Em Pernambuco, há possibilidade de fazer doações em dinheiro, via depósito bancário, em conta indicada no site do Governo do Estado.

SOS Movimento Estudantil

As entidades estudantis se mobilizam também para cooperar com as vítimas das chuvas no nordeste, convocando a rede do movimento estudantil em todo o Brasil a participar, a exemplo de outras catástrofes recentes.

Em janeiro o município paulista de São Luis do Paraitinga ficou submerso por conta dos temporais da época. A União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) mobilizou os estudantes da capital e arrecadou alimentos, roupas, entre outros itens de primeira necessidade para os atingidos.

O diretor de Relações Internacionais da UNE, Daniel Iliescu, viu de perto os estragos do terremoto que destruiu no início do ano parte de Porto Príncipe, capital Haitiana. A entidade ofereceu ajuda humanitária de estudantes recém formados para a reconstrução do país.

“Contar com a solidariedade das entidades estudantis é contar com o apoio certeiro dos estudantes de todo país”, afirmou Carlos Siqueira, presidente da UEE-SP.

Fonte: Estudantenet