João Ananias destaca criação de unidades de pronto atendimento

O deputado João Ananias (PCdoB) destacou, em pronunciamento feito na sessão desta quinta-feira (01/07), a assinatura da ordem de serviço pelo governador Cid Gomes para a construção de 22 Unidades de Pronto-Atendimento (UPA-24 horas). De acordo com Ananias, as UPAs são hospitais de média complexidade que funcionarão com atendimento 24 horas, em pediatria e clínica médica.

Segundo o deputado, esse atendimento secundário, de média complexidade, vai evitar que os casos menos graves possam se somar nas portas das emergências dos hospitais de alta complexidade, como é o caso do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Instituto José Frota (IJF), Hospital de Messejana e Albert Sabin, unidades que já estão superlotadas.

“A licitação já foi feita e a firma que ganhou já assumiu compromisso de, em 60 dias, ter montado a primeira UPA e, a cada 30 dias, poder montar as seguintes. Isso vai diminuir o fluxo de pacientes de média complexidade às portas das emergências dos grandes hospitais, que já estão tão congestionados”, comemorou.

Além disso, afirmou Ananias, como as 32 UPAs serão instaladas em Fortaleza, em todos os municípios da Região Metropolitana e em municípios de todas as macrorregiões do Ceará, o atendimento estará disponível mais próximo da população.

João Ananias destacou ainda que outro avanço conseguido é a quase universalização do Serviço Móvel de Urgência (Samu). Segundo ele, mais de 140 ambulâncias já estão a caminho do Ceará e estarão à disposição do Samu. Inicialmente, o serviço será ampliado nas regiões do Litoral Leste e Metropolitana de Fortaleza e, em seguida, será levado à Zona Norte e Cariri.

“É um avanço fundamental, levando em consideração que os acidentes de trânsito e a violência física assumem papel destacado nos atendimentos, é preciso que adaptemos os serviços de saúde a essas demandas crescentes”, defendeu.

O deputado Welington Landim (PSB) fez aparte ao pronunciamento de João Ananias e parabenizou o colega, que foi secretário de Saúde do Governo Cid Gomes e iniciou a luta pela criação das UPAs. Na avaliação de Welington, com as unidades, os hospitais regionais, as policlínicas e os centros de especialidades odontológicas (CEOs), o Ceará será um dos estados com maior cobertura de emergência do País.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL