PCdoB catarinense realiza Convenção Eleitoral

Mais de uma centena de comunistas de todas as regiões de Santa Catarina estiveram reunidos na manhã do último sábado para definir os rumos do partido

convenção PCdoB SC - Alzumir Rossari

Mais de uma centena de dirigentes do PCdoB de todas as regiões de Santa Catarina estiveram presentes na manhã do último sábado, dia 26 de junho, na sede da Federação Catarinense dos Trabalhadores da Agricultura (Fetaesc) para participar da Convenção Eleitoral Estadual do Partido.

O evento, que seria um ato mais formal para homologar as pré-candidaturas do Partido Comunista do Brasil à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa, superou as expectativas e tornou-se um grande ato político, que marcou a arrancada das campanhas do PCdoB neste ano.

Além das lideranças comunistas e de seus parlamentares – Deputada Estadual Angela Albino, Vereadores Ricardo Vieira (Florianópolis), Jean Leutprecht (Jaraguá do Sul), Marcelo Werner (Itajaí), Douglas Mattos (Criciúma) – a convenção contou também com a presença da pré-candidata do Partido dos Trabalhadores ao governo do Estado, Senadora Ideli Salvatti, do deputado federal e pré-candidato ao senado, Cláudio Vignatti (PT) e de representantes do PR e PRB. Representando o Comitê Central do PCdoB, a ex-presidenta da União Nacional dos Estudantes, Lúcia Stumpf.

Os delegados e delegadas presentes aprovaram resolução indicando que o caminho para Santa Catarina é o mesmo que está sendo seguido e deve continuar sendo seguido a nível federal. É preciso construir um campo avançado, democrático, progressista, alinhado com o governo Lula e sua continuidade, representada pela pré-candidatura de Dilma Rousseff.

Candidaturas comunistas

Nestas eleições o PCdoB decidiu lançar mais candidaturas. O projeto eleitoral do partido é ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Foram lançadas duas candidaturas: a ex-vereadora, candidata à prefeita de Florianópolis em 2008 e atualmente deputada estadual em exercício, Angela Albino, e o dirigente sindical, ex-vereador de Chapecó (mais votado) Cesar Valduga.

Para a Câmara Federal o PCdoB aprovou os nomes dos vereadores Jean Leutprecht, Ricardo Vieira e Marcelo Werner, além de Gilberto Amaral, Márcio Góes e Vilmar Comassetto.

Candidato ao Senado

Os convencionais também aprovaram a indicação do ex-vereador e assessor especial do Ministro Orlando Silva, João Ghizoni, para o Senado. O mais provável é que o PCdoB integre a coligação liderada pela pré-candidata do PT, Ideli Salvatti, tendo Cláudio Vignatti e João Ghizoni como candidatos ao Senado.

O quadro político em Santa Catarina, entretanto, é muito complexo, e por esta razão a Convenção Eleitoral delegou à Comissão Política do PCdoB poderes para as definições finais, coligações, candidaturas, de acordo com o andamento da situação política.

Veja fotos da convenção aqui.

de Florianópolis,
Wladimir Crippa