Chico Lopes cobra de Tasso explicações sobre divisão da UNILAB

"O senador Tasso Jereissati (PSDB) precisa explicar aos cearenses por que prejudicou o Estado ao dividir a UNILAB com a Bahia". A afirmação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB), que lamentou o comportamento do senador cearense, responsável por relatar na Câmara Alta o projeto que cria a nova Universidade Federal da Integração Nacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

"Tasso dividiu a UNILAB entre Ceará e Bahia, causando uma redução nos recursos e no número de professores que deverão vir para o Ceará. E ainda provocando uma demora para a criação da universidade. Isso contraria o que quer o presidente Lula,que na sua última visita ao Ceará deixou bem claro o desejo de, ainda neste mandato, colocar a pedra fundamental da nova universidade em Redenção, no Ceará", acrescenta Chico Lopes, que subiu à tribuna da Câmara para ler – e criticar – o relatório apresentado por Tasso ao projeto que cria a UNILAB.

"Mostrei que o parecer dele foi prejudicial ao Ceará. Parece que a Bahia agora arrumou um senador a mais: o doutor Tasso Jereissati", enfatiza Lopes. "Já era uma luta que vínhamos tendo na Câmara, contra o deputado João Almeida, do PSDB da Bahia, que vinha procurando tirar a UNILAB do Ceará. Agora, tivemos essaação por parte de um senador do nosso próprio Estado", lamenta Lopes.

Para Chico, no entanto, ainda existe a possibilidade de a unviersidade ser instalada integralmente no Ceará. "Já que o projeto recebeu emendas no Senado, terá de passar novamente pela Câmara. Vamos então para o enfrentamento, procurando beneficiar o Estado do Ceará. Para nós, a UNILAB é um grande empreendimento, decisivo para a mudança de realidade e o desenvolvimento do nosso Estado", considera. "Convidamos todo o povo cearense a se mobilizar para alcançarmos essa vitória".

Fonte: Dalwton Moura, Ass. Imprensa – Dep. Federal Chico Lopes – PCdoB-CE