Final de semana de convenções movimenta a política cearense

Há poucos dias de começar oficialmente o período eleitoral, previsto para o início de julho, os bastidores das campanhas no Ceará já estão fervendo. Neste final de semana foram realizadas em Fortaleza diversas convenções com homologação de campanhas além de reuniões e articulações políticas.

Convenção Coligação Ceará Melhor para Todos

A convenção do PSB e de mais nove partidos homologou no último domingo (27/06) a candidatura de Cid Gomes (PSB) ao Governo do Estado, com o deputado Domingos Filho (PMDB) na vice e os deputados federais Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), para disputarem as duas vagas de senador. Ao todo a coligação "Ceará Melhor para Todos" que defende a reeleição de Cid Gomes soma 15 partidos, incluindo a legenda do governador, o PSB. São eles: PCdoB, PDT, PHS, PMDB, PMN, PP, PRB, PRTB, PSB, PSC, PSL, PT, PTB, PTdoB e PTN. O governador explicou a diferença de perfil de sua aliança: “A característica maior desse grupo aqui é de dar oportunidade. Estimular novas lideranças e múltipla participação. Manter cada cearense representado”.

Durante o encontro, Cid Gomes fez uma espécie de prestação de contas do seu Governo. Cid destacou que tem investido em infraestrutura, mas que o desafio era fazê-lo também para as pessoas. "De nada adianta, investirmos desta maneira, se não pensarmos nas pessoas, nós iremos continuar trazendo brasileiros de outros estados para trabalhar aqui. Nós estamos tendo competência em qualificar esta mão de obra", ressaltou. O governador afirmou que sua administração está sendo pautada em quatro eixos: Segurança, Saúde, Educação e Emprego.

A candidata a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), não pode comparecer ao evento, mas encaminhou uma carta (lida na Convenção) na qual destacou o apoio à reeleição de Cid Gomes e aos candidatos ao Senado Eunício Oliveira e José Pimentel, destacando o papel de ambos quando foram ministros das Comunicações e Previdência Social do Governo Lula. Ainda no documento, Dilma disse do privilégio de ter sido companheira do deputado Ciro Gomes, quando ele foi ministro da Integração Nacional. A petista afirmou ainda que tem muito orgulho de firmar uma parceria com o governador do Ceará e que a chapa local “já nasce vitoriosa”.

Tucanos prestigiam festa de Cid Gomes

Algo inusitado que chamou a atenção durante a convenção da Coligação “Ceará Melhor para Todos” foi a presença de tucanos no evento. Três prefeitos do PSDB – Junior Tavares (Caridade), Afonso Sampaio (Nova Olinda) e Antonio Dorival (Altaneira) – participaram do encontro que homologou a candidatura do governador Cid Gomes à reeleição. Quem também participou da festa de Cid foi o ex-secretário geral do PSDB e atual secretário de Turismo do Estado, Bismark Maia. Os tucanos não se intimidaram e nem se esconderam da decisão de desafiar o PSDB ao comparecer à convenção do governador Cid Gomes.

Sobre o Vice

A repercussão sobre o anúncio do Vice de Cid Gomes movimentou os bastidores da política. O deputado federal José Guimarães (PT), encarou a escolha de Domingos Filho com tranquilidade. Ele lembrou que com a garantia do governador de abraçar a candidatura de Pimentel, o PT o deu total autonomia para escolher seu vice. “É uma indicação pessoal do governador e temos de respeitar”, disse, assegurando que a escolha não irá comprometer o empenho do PT na campanha cidista.

O senador Inácio Arruda (PCdoB) também apoiou a escolha. “O melhor foi fazer uma força de mobilização e uma escolha de densidade eleitoral. Precisava ter a máxima densidade eleitoral. Se não tivesse disputa, poderia fazer do jeito que a gente quisesse. A escolha foi para buscar a vitória”.

Tasso na mira

Durante a convenção, Cid Gomes não poupou o hoje adversário político e usou uma metáfora para classificar Tasso: “Porque aqui nesse grupo não tem mangueira. Mangueira é uma árvore que dá uma boa fruta, mas não deixa crescer nada debaixo dela. Nada se cria embaixo de uma mangueira.”, disse o governador, no momento em que apresentava seus dois candidatos ao Senado: o ex-ministro José Pimentel (PT) e o deputado Eunício Oliveira. A metáfora da mangueira já foi usada para se referir ao modo de Tasso fazer política. Segundo Cid, os candidatos se juntarão ao senador Inácio Arruda (PCdoB), que tem mais quatro anos de mandato, para ajudar a dar tranquilidade ao possível governo de Dilma Rousseff (PT), caso ela seja eleita presidente.

Na convenção não faltaram argumentos para rebater Tasso. Eunício defendeu enfaticamente a área da saúde, principal alvo dos tucanos, e afirmou que será feita comparação de números com o os governos anteriores.

Partidos também realizam convenções

Realizada no último sábado (26/06), a convenção do PSDB teve tom de provocação. Na maioria dos discursos, o destaque para a “guerra” que será as próximas eleições. Para Marco Penaforte, presidente estadual do PSDB, a campanha eleitoral, será de muito conflito. “O partido precisa fazer uma guerra. Temos de fazer uma longa luta e muito difícil”. As críticas ao governo Cid estiveram presentes. Ao lançarem o jovem empresário Pedro Fiúza (PSDB), como vice de Marcos Cals, candidato tucano ao Governo, os tucanos tentam se apresentar como grupo que será responsável pela renovação na política cearense.

Além dos tucanos, a militância comunista esteve reunida no último sábado em Fortaleza e ratificou por unanimidade o apoio à Coligação Ceará Melhor para Todos. Na convenção do PCdoB cearense, o aprofundamento do debate acerca da disputa eleitoral.

Já o PDT homologou na manhã deste domingo (27/06) os nomes dos candidatos que irão disputar vagas de deputados federais e estaduais nas eleições deste ano e a coligação com os partidos que apoiam Cid Gomes, com o voto contrário do deputado Heitor Férrer. Patrícia Saboya desiste de disputar reeleição ao Senado e aposta em vaga na Assembleia Legislativa. O PHS também realizou convenção neste domingo quando oficializou as candidaturas de 14 deputados estaduais e seis federais para as eleições deste ano.

O PSDC, que também realizou convenção neste final de semana, mesmo tendo apoiado Cid no seu Governo, decidiu unir-se ao PV que vai lançar um nome para disputar o Governo a fim de ajudar a candidatura de Marina Silva (PV) à presidência da República.

Lúcio anuncia candidatura

O Partido da República (PR) anuncia oficialmente na manhã desta segunda-feira (28/06) a candidatura ao Governo do Estado do ex-governador Lúcio Alcântara, além dos nomes do empresário Cláudio Vale e Alexandre Pereira (PPS), como vice e senador, respectivamente. A homologação da candidatura de Lúcio Alcântara na disputa estadual acontecerá durante a Convenção do PR, na terça-feira (29/06), a partir das 17 horas, no Ginásio da Parangaba.

De Fortaleza,
Carolina Campos