Carlos Eduardo tem candidatura formalizada em convenção do PDT

Ex-prefeito de Natal fez críticas aos “velhos modelos políticos” e ao Governo do Estado, pregou a “renovação” e enalteceu ações de sua gestão.

Convenção RN
Ao ter sua candidatura ao Governo do Estado formalizada neste sábado (26) na convenção estadual do PDT, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves fez críticas aos “velhos modelos políticos” e defendeu a “renovação” ao apresentar seu nome e o do candidato a vice-governador na chapa do PDT-PCdoB, deputado estadual Álvaro Dias.

“Ouso dizer que esta eleição será um divisor de águas. Será o momento de dizermos um basta a esses velhos modelos políticos, onde tudo importa para eles, menos os destinos do povo”, discursou o candidato, no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Correia, na Cidade da Esperança.

Sob aplausos, apitos, "chuva de papel picado" e fogos de artifício, Carlos Eduardo provocou ao dizer que esses velhos modelos “contemplam o falso afago, as visitas inoportunas e gratuitas onde menos se espera, o teatralismo do estou aqui com meu povo, quando na verdade não estão nem aí”.

Na sequência, o pedetista listou as potencialidades econômicas do Rio Grande do Norte como, por exemplo, petróleo, gás natural, minérios, fruticultura, carcinicultura, solos férteis, sal, calcário, barrilha, pedras ornamentais, cerâmicas, energia eólica e solar, mel e pescado e indústria turística.

“Apesar de toda essa riqueza, é um Estado que não cuidou nos últimos 30 anos de sua infra-estrutura”, criticou, ressaltando que o Estado não possui porto, aeroporto, ferrovia e conta com uma “malha viária sofrível”. O pedetista lembrou que o Estado arrecada cerca de R$ 7 bilhões, no entanto, investiu no último ano pouco mais de 3,8% desse orçamento em obras estruturantes.

Carlos Eduardo também enalteceu as ações à frente da Prefeitura de Natal. “Ampliamos a capacidade de investimento do município de 30 milhões para 134 milhões”, exaltou. O candidato homologado aproveitou para fazer promessa: “como governador, vou resgatar nossa capacidade de investimento. A nossa meta é investir 15%. E sei bem como chegar lá”.

O candidato a governador pelo PDT anunciou os quatro eixos prioritários para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, são eles: educação cidadã e transformadora; desenvolvimento econômico integrado e sustentável; tecnologia e trabalho; e eficiência e fortalecimento administrativo.

Com relação à educação, Carlos Eduardo defendeu a melhoria das escolas públicas, que acredita só ser possível com a valorização dos salários e da formação dos professores.
Estabelecendo um comparativo, o pedetista disse que sua gestão em Natal construiu 346 salas de aula e recuperou outras 261, enquanto “nos últimos 50 anos não se fez mais pelo ensino em nosso Estado". "Este é o diferencial entre eles e nós”, comparou.

No que concerne à saúde, o candidato garantiu, caso eleito, a instalação nas principais cidades-pólo do interior de centros de diagnóstico por imagem e centros de especialidade.
“Também investiremos mais fortemente nas linhas básicas do SUS, no reequipamento dos hospitais públicos e nos projetos preventivos, como o Programa Saúde da Família”, assegurou.

Em seu discurso de quatro folhas, o ex-prefeito falou ainda da necessidade de investimentos em segurança, com uma política voltada para “a inteligência e novas tecnologias” e a “profissionalização das polícias com melhoria salarial”.

Defendendo a descentralização econômica, o pedetista criticou a centralização que, segundo ele, se evidencia com investimentos em apenas duas regiões: a Grande Natal e o Oeste.

Concluindo o discurso, o ex-prefeito convidou os presentes a encararem a mudança com esperença e otimismo. Ele voltou a criticar os adversários: “Nós já provamos que sabemos fazer a boa política, diferentemente da politicagem que locupleta a bagagem de nossos adversários. Por tudo isso, sinto-me legitimamente credenciado para postular a governança do Rio Grande do Norte”.
 

Por Túlio Duarte do Nominuto.com