Sem categoria

Aécio é multado por fazer campanha antecipada ao lado de Serra

O ex-governador de Minas Gerais e candidato ao Senado Aécio Neves (PSDB) foi multado em R$ 5 mil por ter feito propaganda eleitoral antecipada em favor do pré-candidato tucano ao governo de Minas, Antonio Anastasia, em discurso feito ao lado do presidenciável José Serra (PSDB). A decisão, do TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais), é da última quinta-feira (24). A representação contra Aécio foi proposta pelo PMDB.

Segundo o partido, o ex-governador teria induzido os presentes a votarem em Serra e Anastasia num evento em Montes Claros (MG), ocorrido no dia 7 de junho. "Quem seguir Aécio Neves, quem acompanha Aécio Neves, vota em José Serra e Anastasia", disse Aécio na ocasião.

O TRE se ateve à menção ao pré-candidato Antonio Anastasia, por considerar que temas ligados à eleição presidencial devem ser julgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na decisão, a juíza Áurea Santos Perez entendeu que a declaração de Aécio tem a "nítida" e "expressa" intenção de "transferir o prestígio e o reconhecimento políticos de que [Aécio] desfruta no estado de Minas Gerais em favor do candidato que apoia".

Da Redação, com informações da Folha.com