Élvio: PT deve cumprir acordo para PCdoB participar de convenção

Pré-candidato a senador pelo PCdoB, o professor Élvio Quirino afirma nesta entrevista à Rádio CT que o partido não está aberto para dialogar com o PT sobre abrir mão da candidatura ao Senado.

“Se o PT não firmar aquilo já está acordado, o PCdoB não participará da convenção no Espaço Cultural do PT, e o PCdoB vai, até o dia 30, buscar outras forças políticas para dialogar dentro da base do presidente Lula [Luiz Inácio Lula da Silva, PT], aqui no Tocantins”, declarou.

Na noite de segunda-feira, 21, em reunião na residência do prefeito Raul Filho (PT), em Palmas, o grupo do pré-candidato a governador Paulo Mourão (PT), convidou Darci Coelho (PT) para disputar o senado. O PT já havia lançado Sadi Cassol ao cargo, ficando agora com dois pré-candidatos.

“Isso é inegociável”, disse Quirino. A única possibilidade aventada para que pudesse haver diálogo no sentido de mudança no que foi acertado, sem correr o risco de rompimento, seria no caso de um outro partido “do tamanho do PT ou mais forte que o PT”, vir a compor com o grupo.

O pré-candidato sugere que o assunto seja resolvido internamente no PT, de modo que se a sigla quiser prestigiar outra região, que não a central – com Paulo Mourão, pré-candidato a governador -, então que retire o nome do pré-candidato Sadi Cassol – que também é do centro – e o substitua no pleito por Darci Coelho – da região norte. “Porque a outra vaga [ao Senado] já foi acertada com o PCdoB e o PCdoB não abrirá mão”, disse.

Quirino enfatiza que o PCdoB já conversou com o PT acertando a coligação, de forma que os comunistas teriam uma das vagas ao Senado, frisando que já foram acertados, inclusive, detalhes como o tempo de televisão.

Ele afirma que até agora não houve qualquer discussão com o seu partido sobre o assunto, alegando que a discussão está ocorrendo através imprensa. Confira a entrevista. (Patrícia Saturno)
Fonte: Portal Cleber Toledo