Começa em julho construção de 32 Unidades de Pronto Atendimento

Serão iniciadas em julho as obras das primeiras 23 Unidades de Pronto Atendimento de um total de 32 UPA 24 horas que o Governo do Estado entregará às populações de 29 municípios cearenses nos próximos 12 meses.

Unidades de Pronto Atendimento (UPA)

As 23 UPA são investimento de R$ 77.935.000,00, sendo R$ 24.666,000,00 do Tesouro do Estado e o restante dos recursos do Ministério da Saúde, as UPA 24 horas são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde, mais conhecidas como postos de saúde, e as portas de urgência hospitalares. Em conjunto, essas unidades, compõem uma rede organizada de atenção às urgências.

As Unidades de Pronto Atendimento oferecem serviço de Raio X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico. Nelas, a população poderá resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades. Quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas.

As UPA são classificadas em três diferentes portes, de acordo com a população da região a ser coberta, a capacidade instalada – área física, número de leitos disponíveis, recursos humanos e a capacidade diária de realizar atendimentos médicos. As UPA de porte I cobrem uma população de até 100 mil habitantes, contando com um pediatra e um clínico geral para realizar de 50 a 150 pacientes diariamente e equipada com 5 a 8 leitos. A cobertura das UPA de porte II é de até 200 mil habitantes, com quatro médicos, 9 a 12 leitos e atendimento diário de até 300 pacientes. Nas de porte III, a cobertura é de até 300 mil habitantes, com 6 médicos, 13 a 20 leitos e até 450 atendimentos diários.

Com funcionamento integrado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), as UPA 24 horas têm papel importante na redução das filas dos hospitais. Para garantir a integração entre os dois serviços, o Secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, viajou a Brasília na quarta-feira, 23, em busca de recursos para a universalização do SAMU. Todas as novas ambulâncias já foram garantidas pelo Governo federal para a implantação do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU) nas regiões Litoral Oeste e Metropolitana Leste. Com esses novos serviços, somados ao SAMU Litoral Leste, 50 municípios estarão cobertos.

Fonte: Assessoria de imprensa da Sesa