Começa hoje I Encontro do Fórum Indígena do Ceará

A mesa de abertura discute a criação do Centro de Documentação e Pesquisa Indígena, contando com a presença do secretário da Cultura do Estado, Francisco Auto Filho, a coordenadora do Instituto FIEC de Responsabilidade Social, Wânia Dummar, e o diretor da Casa José de Alencar, João Arruda.

Nesta quarta-feira, 23 de junho, a Casa José de Alencar recebe o I Encontro do Fórum Indígena do Ceará, com mesa de abertura às 9 horas, seguida de visita guiada e debates, com programação até as 17 horas. O objetivo do encontro é debater o planejamento das políticas públicas de cultura para os grupos indígenas remanescentes no território cearense, promovendo um debate amplo e aberto entre a sociedade civil e o Estado, e reiterando a garantia dos direitos indígenas, como a defesa e a valorização do seu patrimônio cultural de natureza material e imaterial.

A mesa de abertura conta com a presença secretário da Cultura do Estado, Francisco Auto Filho, a coordenadora do Instituto FIEC de Responsabilidade Social, Wânia Dummar, e o diretor da Casa José de Alencar, João Arruda, sobre a criação do Centro de Documentação e Pesquisa Indígena.

Às 10h30, será realizada uma visita guiada pela Casa J osé de Alencar para a apresentação da exposição "Arte Indígena no Ceará", mediada pelos professores João Arruda e Cristina Holanda (diretora do Museu do Ceará).

No período da tarde, às 13h, o professor Carlos Macêdo, da coordenadoria de Ação Cultural da Secult, fala sobre a experiência do Fórum de Artes Visuais do Ceará e, a partir das 14 horas, os participantes se dividem em pequenos grupos para a leitura da minuta do regimento interno do Fórum e propostas de alteração. A plenária final acontece às 15h30 com a criação do Fórum Indígena do Ceará. A programação encerra às 17 horas.

Serviço

I Encontro do Fórum das Culturas Indígenas do Ceará

Dia 23 de junho de 2010
Local: Casa José de Alencar

9:00-10:30. Mesa de abertura. O projeto de criação do Centro de Documentação e Pesquisa Indígena e a exposição “Arte Indígena Cearense”. Prof. Auto Filho (Secretário da Cultura do Estado do Ceará), Wânia Dummar (Instituto FIEC de Responsabilidade Social) e Profº João Arruda (Casa José de Alencar)

10:00-10:30. Lanche

10:30- 12:00. Visita guiada pela Casa José de Alencar para a apresentação dos espaços do Centro de Documentação e Pesquisa Indígena e da exposição “Arte Indígena do Ceará”. Mediadores: Profº João Arruda (Diretor da Casa José de Alencar) e Cristina Holanda (Museu do Ceará).

12:00-13:00. Almoço

13:00-14:00. A experiência do Fórum de Artes Visuais do Ceará. Palestrante: Antônio Carlos Macedo

14:00 -15:00.Trabalho em pequenos grupos. Leitura da minuta do Regimento Interno do Fórum das Culturas Indígenas e propostas de alteração.

15:30-15:30. Lanche

15:30-17:00. Plenária. Debate dos destaques propostos e aprovação do Regimento Interno do Fórum das Culturas Indígenas do Ceará.

17:00. Encerramento

Fonte: Assessoria de imprensa da Secult