Anúncio de novas candidaturas movimenta cenário político cearense

O deputado estadual Marcos Cals é o candidato tucano ao governo do Ceará nas eleições deste ano. O anúncio foi feito nesta terça-feira (22) pelo presidente do diretório regional do PSDB-CE, Marco Penaforte. A decisão saiu após reunião a portas fechadas, de cerca de três horas, no escritório do senador Tasso Jereissati (PSDB), na qual Penaforte escutou a preferência do tucanato por Cals.

Marcos Cals e Tasso

Cals não compareceu ao encontro, que reuniu cerca de 230 pessoas. Sua ausência demonstra certo constrangimento para a disputa que se avizinha. Persiste a dúvida de qual será o discurso de Cals para pedir votos contra o governador Cid Gomes (PSB), a quem serviu desde o primeiro momento de sua posse, em janeiro de 2007, até abril deste ano, quando saiu para atender à legislação eleitoral, por ser candidato à reeleição, fazendo elogios ao governador. Através de seu microblog, Marcos Cals comentou o anúncio: “Tasso acelerou a eleição lançando meu nome como candidato do partido ao governo do estado”

Da reunião de ontem, ficaram duas pendências: a segunda vaga do Senado e a do vice. A expectativa é de que sejam resolvidas em breve, quando Tasso e Cals vão oficializar, em entrevista coletiva prevista para esta quarta-feira (23), a decisão. A convenção do partido será no sábado (26).

Paulo Oliveira desiste de ser vice

O radialista Paulo Oliveira anunciou, também nesta quarta-feira (23), em seu programa de rádio, que não será candidato a nada nas próximas eleições. Segundo o radialista, a desistência foi para atender ao pedido da família. Paulo também conversou sobre o assunto com vários amigos do meio e com o diretor de programação do Sistema Verdes Mares, jornalista Edilmar Norões.

Após essa bateria de consultas, decidiu agradecer ao convite do seu partido e não aceitar a proposta. Com a desistência, a opção que aparece forte para compor a chapa com Marcos Cals é o da suplente de deputada Tânia Gurgel, nome de estreita confiança de Tasso Jereissati.

Lúcio também vai entrar na disputa

O ex-governador Lúcio Alcântara afirmou que está igualmente na disputa ao governo do Ceará. O presidente estadual do PR afirma que fechará questão na próxima segunda-feira (28), a apenas dois dias do final do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para a formalização das candidaturas nessas eleições. Por enquanto, Lúcio segue as articulações internas. “Estamos conversando e escutando os candidatos do partido (aos cargos proporcionais). Queremos saber o que eles acham”.

Sobre o anúncio da pré-candidatura de Marcos Cals para governador, Lúcio disse estar feliz. “Ele é um bom nome, já tem vários mandatos (de deputado). Fico feliz, pois já me sinto vitorioso. Sem modéstia, fui eu quem começou com essa ideia de existir outro candidato”, gaba-se.

De Fortaleza,
Carolina Campos

Leia também: Messias Pontes – A eleição no Ceará promete ser animada