Metroviários denunciam falácia da expansão do metrô

Metroviários denunciam "enganotrilho" e conclamam manifestação por mais metrô na Zona Leste. Confira abaixo a íntegra da nota.

"O governo do Estado (turma do PSDB/Serra) e o prefeito Kassab estão construindo o monotrilho elevado na Avenida Anhaia Melo, em Vila Prudente. Eles estão falando que é o metrô até Cidade Tiradentes, passando pelo São Lucas, Sapopemba e São Mateus. Até as placas e os operários que estão no local usam símbolo do metrô. Mas não é nada disso. É pura enganação. Monotrilho não é metrô.

São dois modelos bem diferentes. Cada composição do metrô leva 2000 pessoas a 70km/h. O enganotrilho carrega 600 pessoas a 45km/h. Por essa conta vai sobrar gente sem transporte público na zona leste.

Por onde o metrô avança, ele traz progresso e valoriza a região. Já o monotrilho na Avenida Anhaia Mello e na Avenida Sapopemba terá viaduto rasgando o canteiro central. Não é difícil prever que esse minhocão vai trazer decadência e acabar com o comércio. Isso já aconteceu na Avenida do Estado e na Avenida Juntas Provisórias, no Ipiranga. Lá, o antigo fura-fila fez as portas de muitos comércios fecharem.

Os defensores do monotrilho alegam custos. Enquanto, o monotrilho (“monorail”) custa R$ 100 milhões por quilômetro, o metrô custa R$ 300 milhões. Mas eles se esquecem de dizer que o metrô transporta quase quatro vezes mais e com toda segurança.

Se o monotrilho elevado é tão bom, porque a Prefeitura não constrói em bairros nobres como Chácara Flora, Chácara Klabin, Morumbi, Pinheiros etc.. Kassab quer derrubar o tradicional minhocão no centro da cidade? E quer construir esses minhocões nas periferias. Você já parou para pensar nisso?

MANIFESTAÇÃO POR MAIS METRÔ NA ZONA LESTE
Dia 24 de junho, quinta-feira, às 16h, no Largo São Mateus."

Fonte: Sindicatod os Metroviários de São Paulo