I Entre Pontos interioriza capacitação em negócios da música

Quatro cidades do interior cearense receberão o I Entre Pontos. A partir de 30 junho, em Guaramiranga, músicos, técnicos e demais interessados na capacitação em negócios da música terão a oportunidade de aprender e aperfeiçoar seus conhecimentos com convidados do Ceará e de outros estados do Brasil.

Entre os próximos dias 30 de junho e 3 de julho, a cidade de Guaramiranga (CE) recebe o evento de abertura do I Entre Pontos. O município do Maciço de Baturité, e ainda Itapipoca, Quixadá e o Crato são as cidades do interior cearense que vão sediar uma série de quatro encontros para o público interessado na capacitação em negócios da música. Músicos, técnicos, produtores e demais agentes do universo musical desses municípios terão a oportunidade gratuita de assistir palestras, painéis e participar de grupos de trabalho divididos em três áreas de profissionalização da música – Comunicação; Gestão de Carreira e Produção; e Direção e Técnicas de Palco.

Além da abertura, o I Entre Pontos está programado de acordo com as seguintes datas: de 14 a 17 de julho (Itapipoca), 21 a 24 de julho (Quixadá), e de 4 a 7 de agosto (Crato). A série de encontros visa ampliar a participação do interior do Estado junto a Rede Ceará de Música (RedeCem) e consolidar mais uma ação pré – Feira da Música em 2010. A Feira acontecerá entre os dias 18 e 21 de agosto, em Fortaleza (CE), e durante o último mês de maio promoveu suas prévias dentro da programação da III Mostra de Música Petrúcio Maia. A realização do I Entre Pontos é da Associação dos Produtores de Discos do Ceará (ProDisc), apoio da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), com a parceria do Sebrae (CE) e Banco do Nordeste (BNB).

O Encontro – A necessidade de ampliar conhecimentos e entender as constantes transformações do mercado hoje e as possibilidades de articulação e troca com os diversos pontos produtores de cultura do Estado são prerrogativas dos atores inseridos na cadeia produtiva da música. O I Entre Pontos se apropria dessa reflexão e abre a sua programação para empreendedores, gestores culturais e de entretenimento, estudantes e profissionais vinculados às linguagens artísticas e áreas afins, como Design, Moda, Comunicação Social e Turismo. O acesso é gratuito e não há necessidade de inscrições prévias.

A dinâmica de cada encontro seguirá o esquema:

1° Momento: Encontro Geral, com abertura do evento e reconhecimento dos participantes de cada município;

2º Momento: Palestras Temáticas, conduzidas por parceiros institucionais (Sebrae e BNB), abordando temas como o micro-crédito para a cultura e formalização do microempreendedor individual; e realização dos painéis de troca de experiências com convidados do Ceará e de fora do Estado;

3° Momento: Grupos de Trabalho, facilitados por agentes de reconhecido saber e experiência nas áreas de Comunicação; Gestão de Carreira e Produção; Direção e Técnicas de Palco;

4º Momento: Laboratório Musical. É a atividade final do encontro, momento em que os participantes acompanharão a realização de um evento musical – com apresentação de três atrações. O laboratório será o espaço para a aplicação de conhecimentos adquiridos nas oficinas, à medida do potencial e aprendizado de cada oficineiro e de seu respectivo entendimento sobre o evento.

Programação

Fonte: Assessoria de imprensa da Secult