Lula Morais afirma que Ceará terá um futuro promissor

O deputado Lula Morais (PCdoB) disse nesta sexta-feira (18/06), em sessão plenária na Assembleia Legislativa, que o Ceará tem um “futuro promissor” e está caminhando no “rumo certo”. O discurso do parlamentar foi uma contestação a declaração do senador Tasso Jereissati (PSDB) que, após o rompimento com o governador Cid Gomes (PSB) no Ceará, afirmou que “os rumos do Estado estão mal traçados”.

Posicionando-se favorável ao palanque formado pelo PSB no Estado, com o apoio do PT nacional, o parlamentar acredita que o bloco dará sequência ao programa de desenvolvimento do Ceará. “Nós temos norte. Achamos que essa composição do Cid é a coligação que melhor dirige e melhor dirigirá o Estado do Ceará”, declarou o deputado.

Lula Morais elencou uma série de conquistas na atual gestão, entre as quais na área da educação. Segundo ele, quando Cid Gomes assumiu o Governo, a educação do Ceará “era uma catástrofe”, pois apenas 15% de alunos alfabetizados sabiam ler e interpretar a leitura; o índice foi elevado para 55% com as políticas educacionais. Ele afirmou que a qualidade do ensino público, principalmente na alfabetização, está sendo otimizada pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), conforme anunciado pelo Ministério da Educação.

O parlamentar destacou ainda o aumento de obras no Estado, beneficiando todos os municípios. Ele citou a inauguração, ontem, de um posto que abrigará uma vara da Justiça do Trabalho no município de Maranguape. O município, de acordo com ele, também será contemplado com uma agência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Isso evidencia, pondera ele, uma ampliação do desenvolvimento do Estado e, por conseguinte, do Brasil.

Na avaliação dele, a política de vitórias do atual Governo no Estado é contrária a da gestão anterior, que adotava uma política de contenção de gastos públicos. Ele lembrou que o BNDES, por exemplo, foi muito utilizado na gestão tucana para as privatizações. Atualmente, os recursos da instituição estão sendo, inclusive, para investir em navios. “Era o Estado beneficiando sua autodestruição. Um Brasil que passou a investir na sua infraestrutura e o Ceará está sendo beneficiado pelos investimentos federais, sem discriminação nenhuma”, comemorou.

Em aparte, o deputado Manoel Castro (PMDB) reforçou as conquistas pelo atual Governo, informando que atualmente são gerados 34 mil empregos diretos com as obras no Estado. “O Ceará está no rumo certo. Tudo tem que ser tratado para o melhor para o Estado”, disse.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL