Fórum de Educação do Ceará chega esta semana a Fortaleza

Após três edições realizadas no Interior do Estado, o Fórum de Educação do Ceará promove esta quinta-feira, em Fortaleza, um grande debate consolidando as discussões sobre o tema "O desafio da educação na contemporaneidade: o papel dos professores, dos gestores e das famílias no processo de ensino”. Na última quinta-feira, o Fórum reuniu professores, gestores e pais de alunos no município de Limoeiro do Norte, na região jaguaribana.

Fórum de Educação 2010

Já nesta quinta, 24/6, a reunião do Fórum, promovido pelo Mandato Chico Lopes, acontece a partir das 14h, no Auditório do Conselho Regional de Contabilidade, na Universidade, 3057, Benfica. "Queremos convidar todos os professores, gestores e cidadãos em geral, interessados nos rumos da educação no Ceará e no Brasil, a participar do debate", ressalta o deputado Chico Lopes, destacando que se trata da reunião final do Fórum em 2010. "Uma oportunidade para fazermos uma síntese do que foi debatido nas três edições realizadas no Interior e aprofundarmos a discussão, com a participação dos professores da capital".

Lopes destaca que o tema do Fórum este ano vem ensejando debates muito produtivos. "Os professores atenderam ao chamado do Fórum, para pensar o papel de cada um no processo educacional. O tema proposto também ressalta a responsabilidade de todos os envolvidos nesse processo", enfatiza o deputado.

Referência nacional

A edição do Fórum de Educação 2010 em Fortaleza contará com uma conferência especial da professora Nereide Saviani, doutora em Educação pela PUC-SP e referência nacional do setor.

"Trata-se de um nome extremamente importante para a educação no Brasil, pelo trabalho que realiza e pelas reflexões acerca do processo educacional", ressalta Chico Lopes. "A presença da professora Nereide representa um grande momento para todos os que fazem o Fórum de Educação do Ceará. Essa é uma oportunidade valiosa, para os professores cearenses, de participar de um debate de alto nível, com uma grande mestra para todos nós", complementa o deputado.

Participação

No Fórum de Educação em Fortaleza, esta quinta-feira das 14h às 17h30, no Auditório do CRC, a conferência da professora Nereide Saviani será seguida de debate com os professores cearenses. Além da comunidade educacional de Fortaleza, foram convidados os prefeitos, secretários de Educação e professores de todos os municípios que receberam reuniões do Fórum em 2009 (Sobral, Crateús, Maranguape, Maracanaú, Jucás e Caucaia) e 2010 (Iguatu, Cascavel e Limoeiro do Norte). "Esperamos um grande debate, com forte participação de professores da capital e de todas as regiões do Estado", assinala Chico Lopes.

Fonte: Dalwton Moura, Ass. Imprensa – Dep. Federal Chico Lopes – PCdoB-CE