Sem categoria

União de forças de esquerda marca Convenção do PCdoB-SP

A Convenção Eleitoral do PCdoB-SP realizada neste sábado (19) foi marcada pela participação de centenas de militantes de todo o estado. Cerca de duas mil pessoas acompanharam a aprovação da resolução política e eleitoral do partido e da lista dos candidatos que irão disputar as eleições deste ano.


O evento homologou o apoio do PCdoB-SP à candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República, Aloísio Mercadante (PT) ao governo do estado e Netinho de Paula (PCdoB) e Marta Suplicy (PT) ao Senado Federal.

Leia tambem: Jamil Murad destaca o protagonismo do PCdoB

Leia também: Crescimento do PCdoB renova e entusiasma militância

Também foi aprovada a lista com os nomes de 12 candidatos do PCdoB à Câmara Federal – entre eles o deputado Aldo Rebelo; o ex-presidente da UNE e ex-secretário de Esportes de Campinas, Gustavo Petta; do delegado de Polícia Federal, Protógenes Queiroz e do coordenador de Programas do Ministério da Cultura, Célio Turino. Na disputa pelas vagas na Assembleia Legislativa, o PCdoB-SP lançou pela primeira vez uma chapa com 88 candidatos.

A Resolução da Convenção Estadual Eleitoral do PCdoB-SP, aprovada durante o primeiro momento da convenção, afirma que o partido irá participar de forma destacada na aliança formada por Dilma e Mercadante. “É hora de colocar São Paulo em compasso com o novo projeto de desenvolvimento nacional, soberano, sustentável, democrático, com distribuição de renda e valorização do trabalho e da produção. O caminho é a vitória de Dilma e Mercadante e a eleição de Netinho de Paula e Marta Suplicy para o Senado”, registra o documento.

A presidente do PCdoB-SP, Nádia Campeão, falou da necessidade do estado de São de Paulo crescer com o Brasil. Ela afirmou que o PCdoB entra na disputa eleitoral deste ano maior e mais forte. “Este é o início da caminhada vitoriosa do nosso partido”.

A coligação para a eleição majoritária no estado reúne 12 partidos – PT, PDT, PR, PRP, PSDC, PTdoB, PTC, PRB, PPL, PTN, PRTB e PCdoB. Já a coligação para a eleição proporcional de deputados federias recebeu a adesão do PT, PR, PRB, PTdoB e PCdoB.

Durante sua breve participação no evento, o ministro dos Esportes, Orlando Silva (PCdoB), ressaltou que a união de tantos partidos de esquerda é uma oportunidade histórica para o estado de São Paulo combater o “samba de uma nota só” dos tucanos.

Ato político

Após a execução do Hino Nacional foi iniciado o ato político da convenção do PCdoB-SP. Representantes e presidentes dos partidos coligados foram convidados a participar da mesa. Eles ressaltaram a importância da união dos partidos de esquerda e da participação dos militantes no projeto de eleição de Dilma Rousseff e Aloísio Mercadante.

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, lembrou que São Paulo representa o maior colégio eleitoral do país e que o estado tem o desafio de eleger um candidato que contribuiu para o êxito do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Mercadante irá abrir um novo caminho para São Paulo. O povo brasileiro quer a continuidade do governo Lula, e essa continuidade em São Paulo significa a eleição de Mercadante”.

Segundo o deputado Aldo Rebelo – que concorre ao 6º mandato na Câmara Federal – é necessário fazer política no sentido mais elevado da palavra. Ele falou da consolidação de um projeto de país mais justo, forte e melhor. “Devemos trabalhar para construir um Brasil que possa oferecer emprego, renda, saúde e educação para o povo”.

Também participou da solenidade o senador Eduardo Suplicy. O senador lembrou o escritor português José Saramago – que morreu na última sexta-feira (18). “Gostaria de prestar uma homenagem a José Saramago, que tanto honrou e respeitou os Partidos Comunistas em todo o mundo. Ele era um comunista assumido e dizia que ia morrer assim, porque era nisso que ele acreditava”.

Suplicy afirmou ainda que em 2010 São Paulo terá a chance de eleger sua primeira representante mulher e seu primeiro representante negro no Senado Federal. “Tenho um mandato que me foi dado por vocês, de mais quatro anos e acredito que a eleição de Netinho e Marta será um importante reforço”.

Transformações em larga escala

Em seu primeiro discurso – depois da oficialização de sua candidatura ao Senado – Netinho de Paula lembrou a época em que gravava o quadro “Um Dia de Princesa”. Netinho disse que apesar de ter ajudado a transformar a vida de dezenas de mulheres da periferia, outras milhares nunca tiveram a oportunidade de passar pelas mudanças. “Somente uma ciência é capaz de fazer transformações em larga escala: a política”.

Entusiasmado, ele anunciou que ao chegar à convenção recebeu a notícia de que estava sendo apontado em segundo lugar nas pesquisas ao Senado e convocou a militância comunista para a batalha eleitoral deste ano. “Nossas armas para essa disputa serão os avanços realizados pelo governo Lula durante os últimos oito anos. Esses serão os nossos argumentos”.

Antes de passar a palavra ao candidato ao governo do São Paulo, Netinho entregou a Mercadante um presente: uma camisa da Seleção Brasileira com o nome do candidato e o número 13.

Bandeira da educação

O candidato ao governo do estado de São Paulo, Aloísio Mercadante, iniciou seu pronunciamento afirmando que durante toda a sua militância contou com o apoio e a presença do Partido Comunista do Brasil. Ele disse que as eleições deste ano têm a importante missão de garantir e assegurar aos cerca de 200 milhões de brasileiros os avanços conquistados no governo Lula.

Mercadante falou que considera a educação o plano político mais importante para o estado. “Quero ser governador para mudar a história da educação no estado de São Paulo”. Ele completou que pretende usar os recursos do pré-sal para criar a escola integral e, consequentemente, diminuir a violência no estado.

De São Paulo
Mariana Viel