Sem categoria

Estudantes porto-riquenhos encerram greve com vitória

O movimento estudantil da Universidade de Porto Rico (UPR) atingiu em 17 de junho sua primeira vitória nos 107 anos de fundação da Instituição, ao conseguir a aprovação das quatro demandas fundamentais que os mantiveram em greve durante 56 dias.

O acordo final sobre o tema das sanções estabelece que as autoridades universitárias não poderão suspender ou expulsar nenhum grevista mediante processo sumário.

Da mesma maneira, concordou-se a não formulação de acusações a estudantes e membros da comunidade acadêmica que, no exercício de seus direitos, tenham participado de marchas, comícios ou qualquer outra atividade relacionada com a greve, informou o site CubaDebate.

Outro importante avanço é que a Junta de Síndicos está obrigada a não aumentar a matrícula mediante cota especial no início do próximo semestre.

Também se concordou a anulação do polêmico Atestado 98 sobre as isenções de matrícula e a impossibilidade de privatizar algum dos recintos sob o projeto de Alianças Público Privadas, motivo que iniciou a greve estudantil.

Nos próximos cinco dias, os estudantes deverão convocar assembleias em todos os recintos para ratificar os acordos, e depois reiniciar os trabalhos administrativos e acadêmicos.

Fonte: Granma Internacional