UNILAB: Lula Morais cobra apoio de Tasso na tramitação de projeto

O deputado Lula Morais (PCdoB) cobrou, na sessão plenária desta quinta-feira (17/06), o apoio do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) na tramitação no Senado Federal do projeto de lei que cria a Universidade da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab), no município de Redenção.

De acordo com Lula Morais, o senador Inácio Arruda (PCdoB), relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do projeto de Lei que cria a Unilab, rejeitou emenda apresentada pelo senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA). O senador baiano pretendia “dividir” a universidade com a cidade de Salvador, segundo o parlamentar comunista. Agora, Lula cobra de Tasso apoio para que o projeto não receba emendas que possam “prejudicar o Ceará” nas demais comissões temáticas do Senado.

Conforme Lula, ainda na Câmara Federal o deputado federal João Almeida (PSDB-BA) apresentou uma emenda ao projeto, para que a Unilab tivesse um campus em Salvador. “São emendas contra o Estado, que prejudicaram o Ceará”, avaliou. Segundo ele, os deputados federais cearenses Eudes Xavier (PT) e Mauro Benevides (PMDB) garantiram que as emendas não entrassem no projeto.

Em aparte, os deputados tucanos Moésio Loiola e Luiz Pontes ressaltaram que Tasso já garantiu total apoio ao projeto. Os parlamentares levantaram ainda outra questão: a escolha do reitor que irá comandar a instituição. Eles defendem um nome do Ceará para o cargo, ao contrário do que vem se confirmando.

CPI das ONG's

Lula Morais também saiu em defesa de Inácio Arruda em relação ao seu trabalho como relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs no Senado. Sobre o senador comunista, pesa a acusação de estar atrasando os trabalhos da CPI. No entanto, Lula Morais responsabilizou o presidente da CPI, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), pelo atraso. Segundo o deputado, o relatório da CPI está pronto, mas Heráclito está protelando a data de apresentação do documento.

Ao chamar Heráclito Fortes de “mau-caráter” por já ter prorrogado a apresentação do relatório de Inácio Arruda quatro vezes, Lula Morais provocou a reação de deputados tucanos. O vice-presidente da Casa, deputado Gony Arruda (PSDB), não aprovou a expressão usada pelo colega e defendeu o nome de Heráclito. O deputado Fernando Hugo (PSDB) classificou a ofensa ao parlamentar democrata de “leviana”.

Apoio à Dilma

Lula Morais informou ainda que os comunistas reuniram-se em convenção oficial e homologaram apoio à candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República. De acordo com ele, o partido traçou pontos que defenderá no programa de Governo da petista. São eles: o reforço à ampla aliança entre governistas; programas desenvolvimentistas com distribuição de renda e valorização do trabalho; aprovação e implementação das reformas política, do Judiciário, da legislação e do funcionamento dos meios de comunicação; e reversão de 25% Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em investimentos. BC/AM

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL