Semana vai alertar sobre uso indevido de drogas

O Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Ceará, integrado por 23 instituições públicas e privadas, promove a Semana Estadual sobre Drogas, no período de 19 a 26 de junho.

O CEPOD quer sensibilizar a sociedade cearense e estimular as instituições a participar das atividades de prevenção ao uso indevido de drogas, lícitas ou ilícitas. A abertura, no dia 19, acontece às 9h, no auditório da Secretaria da Segurança e Defesa Social/SSPDS, na Avenida Bezerra de Menezes, 581 – São Gerardo, em Fortaleza.

O Presidente do CEPOD, Herman Normando Almeida, informa que “as manifestações serão apresentadas em consonância com a Semana Nacional sobre Drogas, realizada pela Secretaria Nacional sobre Drogas, em Brasília/DF, quando se comemora o dia de sua criação (19/06) e o Dia Internacional de Combate às Drogas (26/6)”.

Para enfocar a prevenção ao uso de drogas, os organizadores da Semana prepararam atividades educativas, esportivas, culturais, de lazer e informativas. Na solenidade de abertura, será entregue o Diploma do Mérito pela Valorização da Vida, patrocinado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, ao Presidente do Sindicato dos Médicos, José Maria Pontes, ao Presidente do Sistema Fecomércio/SESC/SENAC/IPDC, Luiz Gastão Bittencourt da Silva, e a entidades que atuam como comunidades terapêuticas: Comunidade Católica Shalon e Sociedade de Fé Esperança e Caridade.

O Conselho também fará a entrega ao Secretário da Segurança Pública e Defesa Social Roberto Monteiro, da minuta da Política Estadual sobre Drogas e do ofício com a proposta de criação da Secretaria Estadual de Políticas sobre Drogas. Entre outras ações previstas para a abertura da Semana estão programadas distribuição de panfletos informativos sobre prevenção às drogas e apresentação do grupo de capoeira cordão de ouro – Sociedade de Fé Esperança e caridade, no pátio da SSPDS.

Da extensa programação, faz parte a Caminhada pela vida, marcada para o dia 20, às 8h, na Avenida Beira-Mar, com a concentração em frente ao Clube Náutico. No mesmo dia, no SESC Iparana, às 9h, haverá exposição monitora sobre uso indevido do álcool e outras drogas. No dia 21, destaque para workshop a ser realizado no Shopping Benfica, pelo Desafio Jovem.

Palestras em escolas, seminários e oficinas sobre prevenção à violência e uso indevido de drogas, exibição de filmes educativos, jogos, jantar beneficente, blitz com distribuição de panfletos, entrevistas aos meios de comunicação, testemunhos de ex-usuários, corrida rústica, queima de drogas na Polícia Federal, ato show, atos litúrgicos, lançamentos de cartilhas, peças teatrais e muito mais fazem parte da Semana.

Entre as entidades que prepararam programação para a Semana está a Pastoral da Sobriedade, da Arquidiocese de Fortaleza. Uma missa de abertura está programada para o dia 19, às 18h, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, além de diversas atividades ao longo da semana.

Para saber os detalhes da programação, os contatos são: Herman Normando, Presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas – (fone: 85 3101 23 76 / 3101 65 20) / Rogério Melo, secretário diocesano da Pastoral da Sobriedade – (fone: 85 3388 8717 / 8687 9628)

Fonte: Agência da Boa Notícia