Sem categoria

Delegação chinesa mantém encontros políticos em Brasília

 Na quarta dia 16, último dia da visita da delegação do PCCh ao Brasil, eles se reuniram pela manhã com as direções do PT e do PMDB. Primeiro foram recebidos na sede do PT em Brasília por Valter Pomar, secretário-executivo do Fórum de São Paulo e membro da direção nacional petista, e depois pelo deputado federal Tadeu Filipelli, vice líder do PMDB e membro da direção nacional peemedebista, que conversou com a delegação chinesa em uma sala na liderança do PMDB na Câmara dos Deputados.

visita ao senador José Sarney

 As audiências com o PT e o PMDB no dia 16 quarta, e a reunião e do almoço com o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, na segunda dia 14, permitiram à delegação chinesa ter uma visão sobre a realidade política brasileira atual e as perspectivas do Brasil após as eleições de 2010.

 
No final da manhã de ontem visitaram o Congresso Nacional e foram recebidos por José Sarney, presidente do Senado Federal, na presidência do Senado.
Sarney disse que esteve várias vezes na China, inclusive quando foi presidente da República. Demonstrou grande apreço pela experiência chinesa e conecimento de suas realizações nas últimas décadas.Disse que certa vez esteve na China com o presidente Deng Xiaoping, na condição de presidente do Brasil, e que conversaram sobre o papel que países como Brasil, China, e outros grandes países em desenvolvimento deveriam ter no futuro, mais de vinte anos antes de surgir o fórum BRIC. Sarney destacou para os chineses o papel do PCdoB na política brasileira, lembrando que o partido dos comunistas brasileiros conquistou a legalidade em 1985, quando ele era presidente da República.
 
O chefe da delegação chinesa, Sr. Sun Gan, dirigente do Partido Comunista da China, agradeceu as palavras e as ações de Sarney acerca da amizade e a cooperação entre os dois povos e países,  falou sobre as relações entre China e Brasil hoje e suas perspectivas, e finalmente reafirmou que estavam no Brasil a convite do PCdoB. Além de toda a delegação chinesa, participaram da audiência com o presidente do Congresso Nacional o secretário de Relações Internacionais do PCdoB, Ricardo Alemão Abreu e o senador Inácio Arruda, que estava acompanhando uma delegação do PCdoB paulista, composta, entre outros, pelos camaradas Netinho de Paula, cantor, compositor e candidato ao Senado por SP, e pela presidente do PCdoB em SP, Nádia Campeão. 
 
Na opinião de Ricardo Alemão Abreu, "a agenda de poucos dias cumprida pela delegação chinesa foi intensa e muito exitosa, atingiu os seus objetivos e reforçou ainda mais a amizade e a cooperação entre os povos e entre Brasil e China, e fortaleceu os históricos laços políticos e ideológicos entre o Partido Comunista do Brasil e o Partido Comunista da China".
 
Com informações da Secretaria de Relações Internacionais do PCdoB