Zebra suíça: Espanha lamenta derrota "sem lógica"

O capitão da seleção espanhola, o goleiro Iker Casillas, lamentou a derrota por 1 a 0 para a Suíça na partida válida pelo grupo H, disputada nesta quarta-feira (16) e considerou que o placar "não correspondeu" ao que aconteceu em campo.

"O que aconteceu não tem lógica. Jogamos bem, dominando a bola", opinou Casillas, para quem o gol suíço veio num "golpe de sorte". Apesar da derrota, o goleiro demonstrou otimismo para os próximos jogos. "Só pensamos em Honduras e Chile. É preciso tirar a parte positiva", acrescentou.

"A torcida viu que a equipe jogou bem. Melhor (perder) neste jogo que em outro mais adiante", encerrou o capitão espanhol. O próximo jogo da badalada seleção da Espanha será contra Honduras, no dia 21. Quatro dias depois, a 'Fúria' enfrenta o Chile.

A média de gols e da qualidade do futebol apresentado nesta Copa do Mundo está bem abaixo de outros mundiais. Se permanecer inalterada, esta situação fará com que o Mundial de 2010 rivalize com o de 1990 e o de 2006 como um dos piores da História. Mas nem tudo está perdido,

A favorita dos apostadores e uma das maiores promessas de bom futebol foi a campo e decepcionou. A "Fúria", que venceu a Eurocopa de seleções em 2008 e tem um time muito mais equilibrado do que em edições anteriores, amarelou na sua estreia.

As grandes zebras

A derrota para a Suíça configura-se como mais uma zebra na história dos Mundiais, considerando-se o atual quilate da seleção espanhola.

Para lembrar algumas das maiores decepções vividas por um time favorito diante de um adversário modesto, tivemos em 2002, na Copa disputada no Japão e na Coreia do Sul, a vitória dos anfitriões coreanos por 2 a 1 contra a poderosa Itália, nas quartas de final da competição.

Em 1950, na Copa do Mundo disputada no Brasil, a seleção da Inglaterra resolveu comparecer a um mundial, pois sempre achava que era a melhor do mundo e que o torneio não interessava ao decadente império. Depois de vencer o Chile por 2 a 0, os ingleses pegaram o fraco time dos Estados Unidos e perderam por 1 a 0. O baque foi tão grande que os ingleses perderam de novo para a Espanha, voltando mais cedo para casa.

Em 1982 a Alemanha faria a final da Copa contra a Itália, conquistando o vice-campeonato. Mas o primeiro jogo dela foi "inesquecível": a Argélia botou água no chope dos alemães vencendo por 2 a 1, marcando assim a primeira vitória de uma seleção africana sobre uma seleção europeia na história dos mundiais.

O feito se repetiria também na Copa de 2002, quando Senegal não tomou conhecimento dos campeões mundiais, derrotando os franceses por 1 a 0 e dando uma valiosa ajuda à equipe de Trezeguet e Henry para voltar para casa antes da segunda-fase.

A Alemanha é uma das seleções que mais simpatizam com o simpático bicho listrado africano. Em 1998 os alemães foram atropelados pela zebra mais uma vez, perdendo nas quartas de final para a estreante equipe da Croácia por um contundente 3 a 0.

No entanto, os p´roprios alemães já vestiram a pele da zebra, nos longíquos anos 1950, quando derrotaram a poderosa seleção húngara, a mais badalada da época e que tinha desenvolvido um sistema tático mais avançado para disputar o mundial de 1954. Os alemães venceram a final por 3 a 2 e a Hungria teve de amargar um vice-campeonato.

No Mundial de 1974, embora não se considerasse uma tragédia a derrota da Holanda na final, eram poucos que consideravam a Alemanha capaz de parar o Carrossel Holandês, um sistema tático de jogo que Rinus Mitchel configurou para tirar o máximo que podia de craques como Cruyff, Rensenbrink, Rep, Neeskens e Kroll. A final terminou com um 2 a 1 para os "listrados" alvinegros alemães.

Após perder da URSS e empatar com o Chile, a Republica Popular Democrática da Coreia deveria se despedir da Copa da Inglaterra, em 1966, perdendo da Itália de Rivera e Facchetti, uma das grandes favoritas ao título. Mas os norte-coreanos não se intimidaram, venceram por 1 a 0, gol de Pak Doo-ik e mandaram para casa a poderosa Azzurra. Para júbilo do público de Middlesbrough, que apoiou a RPDC desde a estreia contra os soviéticos.

Mas a maior zebra da história, seguramente, foi a derrota do Brasil para a seleção do Uruguai na Copa de 1950. Depois de passear por todo o torneio, a Seleção Brasileira precisava de um simples empate com o Uruguai no Maracanã para ser campeã. Diante de mais de 200 mil pessoas, fez 1 a 0, titubeou, levou a virada e o resultado traumatizou toda uma geração de torcedores.

Por que Zebra?

A origem da expressão "deu zebra", utilizada em situações nas quais o resultado era o mais improvável, surgiu no popular Jogo do Bicho, A zebra não faz parte dos 25 animais que emprestam o nome a esse jogo. Por isso, a zebra é uma "tragédia" inesperada.

A expressão passou a ganhar popularidade no futebol antes de se espalhar no linguajar popular.

Da redação, com agências