Brasil joga fraco, mas vence Coréia

O Brasil não fez uma boa partida, mas venceu a seleção da Coréia do Norte por 2×1 e lidera o Grupo G da Copa do Mundo. O time não se achou em campo e arriscou muitos chutes de longa e meia distância, principalmente com Michel Bastos.

Mas o importante foi vencer, fazer os três pontos e entrar no clima da Copa. Na outra partida do grupo, Portugal e Costa do Marfim ficaram no 0x0, com apresentações apagadas de Cristiano Ronaldo e Drogba, as estrelas das equipes.

O Brasil começou jogando bem e com velocidade, mas aos poucos foi esfriando o ritmo do jogo e esbarrando na forte retranca do time coreano. O adversário também buscava jogar no contra-ataque, usando bastante o lado direito de seu campo. O Brasil dominou o jogo, esteve a maior parte do tempo com a bola, mas não consegui concluir com eficiência.

Kaká e Luis Fabiano ficaram devendo melhor futebol

Vários jogadores atribuíram à fraca partida a tensão da estréia. Alguns acharam o time ainda preso e errando muitos passes. O Brasil mostrou que depende muito de Kaká. O jogador ainda sem confiança e voltando de contusão esteve apagado em campo, pouco apareceu. Luís Fabiano também não jogou bem, perdeu várias chances de gol, demonstrou nervosismo e irritação e foi substituído. Já Robinho mostrou sua habilidade e agilidade nos dribles rápidos e curtos e arriscou chutes, mas faltou pontaria.

Com os homens de ataque perdidos, os gols saíram com os jogadores que vinham de trás. O primeiro gol do Brasil veio aos nove minutos do segundo tempo com passe de Elano para uma arrancada de Maicon e um forte chute cruzado que passou entre o goleiro e a trave. O segundo gol saiu aos 26 minutos, numa bela enfiada em diagonal de Robinho e o toque de primeira de Elano deslocando o goleiro e mandando para o fundo das redes.

Procurando dar mais mobilidade ao ataque, Dunga mexeu no time. Merece destaque a entrada de Nilmar, que mostrou oportunismo e fez vários arremates, mas sem resultado. Mostrou que pode ser acionado e se entrar com mais tempo pode substituir Luis Fabiano e dar mais agilidade ao ataque.

O time coreano tentou jogar no contra-ataque, explorando a habilidade de alguns jogadores. Num desses lances Yun-Nam entrou pela esquerda, ganhou de Lúcio em velocidade e tocou forte por cima de Júlio César diminuindo o placar. Mas ficou por aí. O Brasil enfrenta a Costa do Marfim, no domingo, dia 18, às 15h30, horário de Brasília. O time pode e deve mostrar melhor futebol e Kaká justificar porque foi convocado. Vamos torcer.

Apolinário Rebelo é jornalista, escritor, comentarista esportivo e vice-presidente do PCdoB/DF.